MUSEU DO HOMEM DO NORTE: FECHADO, FECHADO...



Há um ano, em 14 de abril de 2010, fui ao Museu do Homem do Norte com uma turma de estudantes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas - Ufam. Nesse mesmo dia, havíamos conhecido a Biblioteca Infantil Emídio Vaz D'Oliveira e como havia sido uma boa experiência, seguimos animados para esse espaço museológico, sem agendar visita.

...Mas para nossa decepção, o Museu estava fechado. Insistentes, batemos na porta e recebemos a informação de que estava fechado para reforma. Uma informação mentirosa, haja vista que havia sido aberto ao público em 2008 e conforme se podia observar o prédio estava em bom estado.

Soubemos posteriormente que o motivo real do fechamento se referia a falta de funcionários. Uma grande lástima pois um ano se passou e nada aconteceu, continua fechado e o que é pior, poucos interessados tem manifestado indignação sobre o fato.

Creio que esse fator constitui grandes perdas culturais para a população manauara que desde 2007 está sem a Biblioteca Pública Estadual e já perdeu também o Museu do Porto...

O Museu do Homem do Norte possui um acervo voltado para a expressão da cultura e o meio de vida do homem do norte, infelizmente não cheguei a conhecê-lo, contudo posto aqui algumas imagens que datam de novembro de 2009. Uma delas (da fachada) mostra o Museu com suas portas abertas e as demais nos permitem ter uma ideia do que foi, ou como é o acervo que hoje não temos acesso.  



Fotos: Ulysses Varella/FAPEAM
Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, nº 626 - Centro.

Comentários

  1. Há uma notícia, no jornal Em tempo do dia 5 de abril de 2011, que diz que o museu foi reaberto, agora sob direção da SEC.

    ResponderExcluir
  2. concluindo a informação, será reinaugurado em agosto no povos da amazônia.

    ResponderExcluir
  3. Bom saber Karla, vou procurar essa informação! É importante termos a perspectiva de reabertura!

    ResponderExcluir
  4. É sempre bom rever os pontos históricos de Manaus, ainda mais, quando é postado em um blog especifico sobre Bibliotecas. Parabéns Soraia pela sua caçada intensa.

    Sebastian

    ResponderExcluir

Postar um comentário