ACADEMIA AMAZONENSE DE LETRAS - BIBLIOTECAS EM MANAUS

A Academia Amazonense de Letras (A.A.L) funciona num prédio localizado numa das principais ruas do centro histórico de Manaus. Foi fundada em 1 de janeiro de 1918 com apenas 30 vagas e teve como primeiro presidente Djalma Batista. Nos dias atuais são 40 o número de vagas ocupadas por personalidades de variadas áreas do conhecimento.

Poucos sabem da existência de uma biblioteca no interior da Acadêmia Amazonense de Letras. Trata-se da Biblioteca Genesino Braga, que corresponde a uma homenagem a um do mais ilustres bibliotecários de nosso estado, autor da obra "Nascença e Vivência da Biblioteca Pública do Amazonas".

Seu acervo é formado por obras significativas da literatura amazonense com destaque especial para a produção literária dos imortais, bem como para as revistas produzidas pela Academia.

Em 2001 fui contratada para trabalhar na organização desse acervo com a amiga Gisele Lima e minha irmã Iara Magalhães, na época era Presidente o poeta Max Carphentier. Apesar do enorme trabalho, recordo com carinho dos seis meses que passamos nesse prédio envoltas em intensa atividade técnica e bons momentos de interação cultural.

Algum tempo depois, soube que outra bibliotecária (da Secretaria de Cultura) fez também ajustes no acervo.

Fui muito bem recebida pelo atual Presidente da Academia, José Braga e pela assessora de imprensa Artemisa Gadelha que abriram as portas dessa casa para que eu pudesse observar as melhorias realizadas após um período de reformas. O local está muito bonito e a área melhor aproveitada. Um importante espaço cultural de nossa cidade.

Muito bom vê-lo assim, preservado!

A Academia Amazonense de Letras está localizada na Avenida Ramos Ferreira, 1009, centro.

Fotos: Soraia Magalhães