BIBLIOTECA THÁLIA PHEDRA BORGES DOS SANTOS - PALÁCIO RIO BRANCO - MANAUS

A Biblioteca Thália Phedra Borges dos Santos é especializada em ciência política e possui acervo físico e digital compostos por textos, fotos e filmes. Funciona no piso térreo do Palácio Rio Branco em duas belas salas.

Na primeira sala é possível se deparar com imagens ampliadas (transformadas em painéis) de personalidades antigas da cultura local. A decoração presta homenagem a saudosa Livraria Acadêmica, que atuou por mais de 90 anos na cidade de Manaus.

Tive a sorte de frequentar essa livraria, tinha apenas 13 anos quando fui estudar no Instituto de Educação do Amazonas - IEA e sempre que podia, passava na Acadêmica para ver as novidades. Ainda hoje, possuo livros desse período, dos quais posso citar os que tratam sobre o Egito antigo e o mais especial de todos: O diário de Che Guevara.

A Biblioteca possui também um salão de leitura moderno e confortável e de acordo com o folheto produzido pela Secretaria de Cultura “oferece ao leitor e pesquisador bases tipo “table” giratórias e niveláveis conforme o interesse e necessidade do usuário, próprias para o uso de leptop, com equipamento já adicionado, em ambiente para leitura em suporte físico e meio digital”.

Recebe o nome de uma notória bibliotecária que além de ter exercido o papel de diretora da Biblioteca Pública do Amazonas, atuou de forma significativa em outras instituições em prol da educação e cultura.

Visitar o Palácio Rio Branco é uma excelente pedida. O prédio está localizado numa das áreas mais antigas da cidade, e seu estilo eclético se destaca pela beleza, contudo é uma pena que os arredores estejam em estado de abandono. Sonho em um dia ver essa área revitalizada e efervescente de cultura.

O horário para atendimentos é das 9h as 17h de segunda a sexta-feira, uma grande pena não haver expediente aos sábados e domingos quando a maioria das pessoas tem mais tempo de fazer atividades de passeio e cultura.

Fotos: Soraia Magalhães