BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JOÃO BOSCO PANTOJA EVANGELISTA

O encerramento das aulas da disciplina Bibliotecas Públicas e Escolares que ministrei para os alunos do 6º período do curso de Biblioteconomia da Ufam, foi realizado em meio a uma visita à Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista.

A experiência foi interessante por facilitar um contato mais direto dos estudantes com essa modalidade de biblioteca, favorecendo uma visão crítica sobre os aspectos que compõe as literaturas sobre o tema, como por exemplo, o Manifesto da UNESCO para bibliotecas públicas e a realidade local. Esse encontro, nos possibilitou ouvir um pouco da experiência da bibliotecária Auxiliadora Canto que dirige essa biblioteca e é uma entusiasta da profissão.

A Biblioteca João Bosco Pantoja Evangelista foi criada pela lei nº 971 de 02 de janeiro de 1967 e pelo decreto nº 27 de 12 março de 1975. Atualmente está vinculada a Secretaria de Cultura do Município e faz parte do Sistema Nacional de Bibliotecas. Funciona num prédio histórico localizado na rua Monsenhor Coutinho, sem número, bem na Praça do Congresso, no Centro da cidade de Manaus.

Para nossa surpresa, soubemos que o prédio da Biblioteca passará por uma reforma e que a Prefeitura de Manaus tomou a iniciativa de alugar outro espaço para que não haja perda para os usuários. De acordo com Auxiliadora "a mudança será para um prédio no Largo de São Sebastião, mas será apenas por um período provisório".

Visitei a Biblioteca Municipal há alguns anos atrás e era linda. Creio que foi uma das primeiras a disponibilizar computadores com acesso a Internet gratuito a população. Possuía acervo de jornais e revistas. Livros sobre a Amazônia, literatura nacional e infantil. Ocorriam em suas dependências vários lançamentos de livros e uma série de atividades culturais.

Espero que o prédio da nossa Biblioteca Municipal passe rapidamente por essa restauração e que em breve seja reaberta com um ambiente agradável e propício às práticas de incentivo a leitura e com ações culturais, quem sabe até com atendimento voltado para os usuários no horário noturno...

Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista
Horário: Segunda a Sexta, das 08h às 17 horas.