SABIA QUE TEM BIBLIOTECA NO PARQUE DOS BILHARES? - BIBLIOTECAS EM MANAUS

Poucas pessoas sabem que no Parque dos Bilhares existe uma biblioteca com um acervo de pouco mais de 2000 mil títulos, proveniente do projeto Indústria do Conhecimento, do Serviço Social da Indústria - SESI.

A biblioteca ocupa um espaço de aproximadamente 15 metros quadrados e possui dois salões sendo um para estudo e leitura e outro para utilização de computadores e consulta a Internet. Há também um pequenino espaço reservado para as crianças onde foi montada uma gibiteca que dispõe de revistas em quadrinhos do personagem Sesinho (do Sesi) e algumas revistas da Turma da Mônica.

Uma pena que poucas pessoas saibam da existência dessa biblioteca. É possível que tais fatores decorram da falta de divulgação nos meios de comunicação em especial do site da Prefeitura.

No momento atual o maior público que frequenta a biblioteca são adultos que buscam um lugar tranquilo para estudar para concursos públicos. O acesso é facilitado tendo em vista que o parque está localizado entre as Avenidas Constantino Nery e Djalma Batista, duas das mais importantes vias da cidade.

A Biblioteca possui ar-refrigerado que se mantém em torno de 20 a 22 graus, fator que oferece conforto no calor amazônico. O espaço é bem iluminado e o som externo não interfere no ambiente. Possui mesas para uso individual e em grupo e as cadeiras são estofadas.

Biblioteca é gerida pela Prefeitura de Manaus em parceria com o Sesi. Está subordinada a Biblioteca Pública Municipal João Bosco Pantoja Evangelista.

Inaugurada em 2006 já começa a apresentar características de abandono em vista da falta de manutenção. Dois funcionários da Prefeitura atendem aos usuários. Ambos não têm formação em Biblioteconomia.

O Parque funciona todos os dias no horário de 6h às 23h e a entrada é gratuita – a Biblioteca funciona das 9h as 21h.

Fotos: Luana Gomes e Soraia Magalhães