SABIA QUE TEM BIBLIOTECA NO PARQUE DOS BILHARES? - BIBLIOTECAS EM MANAUS


Poucas pessoas sabem que no Parque dos Bilhares existe uma biblioteca com um acervo de pouco mais de 2000 mil títulos, proveniente do projeto Indústria do Conhecimento, do Serviço Social da Indústria - SESI.


A biblioteca ocupa um espaço de aproximadamente 15 metros quadrados e possui dois salões sendo um para estudo e leitura e outro para utilização de computadores e consulta a Internet. Há também um pequenino espaço reservado para as crianças onde foi montada uma gibiteca que dispõe de revistas em quadrinhos do personagem Sesinho (do Sesi) e algumas revistas da Turma da Mônica.



Uma pena que poucas pessoas saibam da existência dessa biblioteca. É possível que tais fatores decorram da falta de divulgação nos meios de comunicação em especial do site da Prefeitura.


No momento atual o maior público que frequenta a biblioteca são adultos que buscam um lugar tranquilo para estudar para concursos públicos. O acesso é facilitado tendo em vista que o parque está localizado entre as Avenidas Constantino Nery e Djalma Batista, duas das mais importantes vias da cidade.


A Biblioteca possui ar-refrigerado que se mantém em torno de 20 a 22 graus, fator que oferece conforto no calor amazônico. O espaço é bem iluminado e o som externo não interfere no ambiente. Possui mesas para uso individual e em grupo e as cadeiras são estofadas. 


Biblioteca é gerida pela Prefeitura de Manaus em parceria com o Sesi. Está subordinada a Biblioteca Pública Municipal João Bosco Pantoja Evangelista.


Inaugurada em 2006 já começa a apresentar características de abandono em vista da falta de manutenção. Dois funcionários da Prefeitura atendem aos usuários. Ambos não têm formação em Biblioteconomia.


O Parque funciona todos os dias no horário de 6h às 23h e a entrada é gratuita – a Biblioteca funciona das 9h as 21h.

Fotos: Luana Gomes e Soraia Magalhães
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

6 comentários

Clique aqui para comentários
Anônimo
admin
24 de agosto de 2011 11:48 ×

Professora a prefeitura de Manaus, diz que fez 12 biblioteca comunitarias em Manaus, onde estariam elas?a senhora sabe onde estão e quem toma conta delas...

Max deulen estudante de biblioteconomia

Responder
avatar
24 de agosto de 2011 19:08 ×

Oi Max!

Infelizmente não sai nada dessas bibliotecas mas soube por meio da imprensa que foram criadas. Vou me informar a respeito! Pode deixar!

Responder
avatar
5 de novembro de 2011 10:56 ×

Max, já consegui essa informação. A pessoa que está a frente dessas ações é a bibliotecária Loana Portela e até o momento foram implantadas sete bibliotecas polo que servem como bibliotecas escolares e comunitárias. Em breve vou visitar uma delas!

Responder
avatar
22 de julho de 2012 19:06 ×

Porque a Biblioteca Pública Municipal João Bosco Pantoja Evangelista foi transferida para um local quecabe apenas um terço de seu acervo? E agora está fechada ao publico há mais de tres meses. Qual a lógica? Quero lembrar que no centro tem a Biblioteca do Museu Amazônico,cujo acervo é especializado em Amazonia.

Responder
avatar
Felipe
admin
18 de fevereiro de 2014 10:14 ×

Olha, eu estou aqui na biblioteca pública de Manaus, que fica localizada no centro da Cidade. Bom, uma lástima! Achei que depois da tal reforma ia ficar uma coisa decente, mas vejo que me enganei! Nenhum dos aparelhos de ar condicionado funcionam! UMA VERGONHA, essa cidade! É como se o poder público disse : "Quer estudar, filho da puta? Estuda no calor!". Triste e desmotivante!

Responder
avatar
18 de fevereiro de 2014 10:20 ×

Felipe, obrigada pela contribuição. É preciso que mais pessoas façam o que você está fazendo, denunciando, questionando, somente assim poderemos mudar alguma coisa.

Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário