SABIA QUE TEM BIBLIOTECA NO PARQUE DOS BILHARES? - BIBLIOTECAS EM MANAUS

Poucas pessoas sabem que no Parque dos Bilhares existe uma biblioteca com um acervo de pouco mais de 2000 mil títulos.

A biblioteca ocupa um espaço de aproximadamente 15 metros quadrados e possui dois salões sendo um para estudo e leitura e outro para utilização de computadores e consulta a Internet. Há também um pequenino espaço reservado para as crianças onde foi montada uma gibiteca que dispõe de revistas em quadrinhos do personagem Sesinho (do Sesi) e algumas revistas da Turma da Mônica.

Uma pena que poucas pessoas saibam da existência dessa biblioteca. É possível que tais fatores decorram da falta de divulgação nos meios de comunicação em especial do site da Prefeitura.

No momento atual o maior público que frequenta a biblioteca são adultos que buscam um lugar tranquilo para estudar para concursos públicos. O acesso é facilitado tendo em vista que o parque está localizado entre as Avenidas Constantino Nery e Djalma Batista, duas das mais importantes vias da cidade.

A Biblioteca possui ar-refrigerado que se mantém em torno de 20 a 22 graus, fator que oferece conforto no calor amazônico. O espaço é bem iluminado e o som externo não interfere no ambiente. Possui mesas para uso individual e em grupo e as cadeiras são estofadas.

Biblioteca é gerida pela Prefeitura de Manaus em parceria com o Sesi. Está subordinada a Biblioteca Pública Municipal João Bosco Pantoja Evangelista.

Inaugurada em 2006 já começa a apresentar características de abandono em vista da falta de manutenção. Dois funcionários da Prefeitura atendem aos usuários. Ambos não têm formação em Biblioteconomia.

O Parque funciona todos os dias no horário de 6h às 23h e a entrada é gratuita – a Biblioteca funciona das 9h as 21h.

Fotos: Luana Gomes e Soraia Magalhães