BORRACHALIOTECA DE SABARÁ - BIBLIOTECAS NO BRASIL

Pensando em biblioteca comunitária, um dia desses lembrei e comentei com uma amiga sobre o projeto Borrachalioteca, uma feliz iniciativa de incentivo à leitura realizado em Sabará (MG), que recebeu o prêmio "Viva Leitura" do Ministério da Cultura em 2007.

Consiste num projeto idealizado por Marcos Túlio Damascena, cidadão apaixonado por livros e poesia, que iniciou no seu ambiente de trabalho, os primeiros passos em prol da construção de uma biblioteca comunitária.

Marcos Túlio é filho do proprietário de uma borracharia e quando trabalhava com o pai, percebeu que a clientela enquanto aguardava o conserto de pneus se entretinha lendo jornais e revistas. Assim passou a levar livros e outros materiais bibliográficos para a borracharia e o acervo foi se expandindo pois os próprios clientes começaram a trazer doações que favoreceriam significativamente a iniciativa de incentivo leitura.

Com a expansão do acervo, a criação de serviços de empréstimos e atividades culturais muitas pessoas passaram a frequentar a borracharia que passou a ser chamada de Borrachalioteca. Muitos vinham em busca de usufruir um pouco de leitura, diversão e cultura.

Nos dias atuais a Borrachalioteca está consolidada e deu tão certo que outros espaços se abriram para a leitura em prol de seu nome, possuindo hoje quatro espaços, inclusive com uma unidade no Presídio de Sabará. Seu público é diversificado, porém crianças e adolescentes são ainda os mais assíduos frequentadores.

Tive o privilégio de conhecer a Borrachalioteca em 2008, num período em que morava em Minas Gerais. Foi realmente um grande prazer conhecer pessoas tão especiais como o Marco Túlio e sua esposa Águida (fantástica contadora de histórias).

Saiba mais sobre a Borrachalioteca