IRANDUBA, AMAZONAS POSSUI BIBLIOTECA PÚBLICA?
Localizado cerca de 25 Km da cidade de Manaus, o município de Iranduba é considerado o menor município do Amazonas e também o mais acessível em termos logísticos, especialmente após a inauguração da Ponte do Rio Negro.
Sim, o município de Iranduba possuía em 2012 uma biblioteca pública, contudo não dispunha de espaço próprio, mas funcionava em uma sala de um prédio da maçonaria, sem placa de identificação.
A cidade também contava com outra biblioteca instalada na área central da cidade que consistia em um exemplar de biblioteca do Projeto Indústria do Conhecimento, parceria entre a Prefeitura de Iranduba e o Serviço Social da Indústria - SESI.
O objetivo desse post é apresentar imagens referentes as investigações in loco realizadas nos municípios do estado do Amazonas no período entre os anos de 2012 e 2017, bem como instigar o pensamento em prol da criação ou fortalecimento de bibliotecas no estado do Amazonas.
As informações e imagens apresentadas nesse post fazem parte de pesquisas de campo realizadas ao município de Iranduba em 2012, as informações compõe as análises apresentadas em minha tese doutoral "Bibliotecas invisíveis: sistemas, cidades e representações sociais de bibliotecas públicas no estado do Amazonas, Brasil".
A ideia é gerar visibilidade sobre a condição das cidades amazonenses e o contexto da busca por identificação das bibliotecas, se estavam abertas e ativas, se estavam desativadas, ou se a cidade não possuía uma biblioteca.
Em vista da condição encontrada, a Biblioteca Pública de Iranduba para os critérios da pesquisa foi classificada como Biblioteca aberta, mas que não realizava empréstimos de livros.
Comentários
Postar um comentário