CAREIRO DA VÁRZEA, AMAZONAS POSSUI BIBLIOTECA PÚBLICA?

Localizada junto aos demais prédios destinados aos serviços públicos municipais: Prefeitura, Secretária de Educação, escolas, a Biblioteca Pública do Careiro da Várzea estava alocada em uma pequena habitação na área central que recebia o nome de Biblioteca Municipal Luzia Isabel Monteiro Sales Veiga. 

A Biblioteca Pública dispunha de sede própria inaugurada em agosto de 2008, na gestão do prefeito Pedro Duarte Guedes. 


"O espaço, porém, não foi planejado de forma a atender as características regionais. Construído em plano único, em alvenaria, poderia ter sido pensado de forma a dispor de dois pisos visando a proteção dos acervos em vista da subida das águas."

....

O objetivo desse post é apresentar imagens referentes as investigações in loco realizadas nos municípios do estado do Amazonas no período entre os anos de 2012 e 2017, bem como instigar o pensamento em prol da criação ou fortalecimento de bibliotecas no estado do Amazonas.  Informações mais amplas sobre as pesquisas de campo, e nesse caso, relacionado ao município de Careiro da Várzea, podem ser obtidas em minha tese doutoral "Bibliotecas invisíveis: sistemas, cidades e representações sociais de bibliotecas públicas no estado do Amazonas, Brasil".

A ideia é gerar visibilidade sobre a condição das cidades amazonenses e o contexto da busca por identificação das bibliotecas, se estavam abertas e ativas, se estavam desativadas, ou se a cidade não possuía uma biblioteca. 

Pertencente a Região Metropolitana de Manaus, o município de Careiro da Várzea tem localização muito próxima a capital (25 quilômetros de Manaus), contudo ainda que sua biblioteca tenha estado ativa em 2012 e 2014, em 2017 fase em que foi realizada a última visita ao múnicípio foi possível constatar que a biblioteca pública estava desativada.


Deixo aqui uma pergunta: 

O município de Careiro nesse ano de 2026 possui biblioteca pública aberta e ativa? Se souber, me escreva, fotografe o espaço e compartilhe conosco, pois terei prazer de publicar aqui essa informação! 
....

Fotos: Chantelle Teixeira e Soraia Magalhães.

Partes desse texto foram extraídos de minha tese Bibliotecas Invisíveis: sistemas, cidades e representações socias de bibliotecas públicas no estado do Amazonas, Brasil, que recebeu prêmio extraordinário de tese pela Universidade de Salamanca, Espanha.

Comentários