BIBLIOTECA PÚBLICA DE SANTA LUZIA - MINAS GERAIS

No início de 2024, coloquei como meta fazer ao menos uma pequena viagem a cada mês para conhecer uma nova cidade e ampliar meu catálogo de bibliotecas visitadas. Apenas em março não consegui cumprir, mas pretendo seguir esse objetivo ao longo dos meses, assim fechei maio com a visita a cidade de Santa Luzia.

Já havia visitado Santa Luzia outras vezes, mas sempre em finais de semana, por isso quis voltar novamente para conhecer a área interna da Biblioteca, contudo, logo ao chegar, em um posto da Prefeitura soube que o espaço estava fechado para uma pequena reforma.

Santa Luzia é como muitas das cidades mineiras, carregada de história, possui casarões, antiga estação de trem e bonitas igrejas. Suas origens remontam o Ciclo do Ouro e com tantos anos de trajetória possui um pequeno centro histórico que pode ser apreciado em um leve bate volta, a partir de Belo Horizonte (distância 24 Km).

Engana-se quem pensa que quando viajo vou apenas em busca de bibliotecas! Em verdade, gosto de visitar os museus, as igrejas, praças e outros recantos turísticos, históricos, arquitetônicos.

E foi uma beleza poder visitar o Santuário Arquidiocesano da cidade de Santa Luzia. A igreja está localizada na área mais alta, na chamada Rua Direita.

Quando estou em uma cidade, sempre busco uma igreja e agradeço por tudo que a vida tem me dado e aproveitei para fazer o mesmo na Igreja Matriz, além de desfrutar do som provocado por passarinhos que voavam entre altares e do ventinho que soprava suave ali dentro.

Do outro lado da rua, logo em frente a Igreja está instalado o Solar Teixeira da Costa, que passa por restauração e reformas e que abrigava o Museu e Centro Cultural da cidade. Esse lugar daria uma maravilhosa biblioteca pública!

Quanto a Biblioteca, sou teimosa e mesmo que me digam que está fechada eu sempre visito assim mesmo. E dessa vez tive sorte. A porta estava aberta e pedi aos trabalhadores para entrar brevemente e fazer um percorrido rápido pelo espaço e deu certo.

Gosto muito quando coisas dessa natureza acontecem pois de alguma forma, eu conheço as bibliotecas em diferentes contextos e experiências assim criam também conexão.

De acordo com informações obtidas no site da Prefeitura de Santa Luzia:

"É importante ressaltar que a Biblioteca Municipal, como a conhecemos hoje, é fruto da união de outras bibliotecas públicas que existiram no município: A Biblioteca Pública João Bosco Tibúrcio de Oliveira, que ficava localizada no bairro São Benedito, os pontos de leitura que existiam nos bairros, a biblioteca do SESI e a biblioteca do CAIC. As bibliotecas públicas de Santa Luzia foram unificadas em 2012 no espaço da Fazenda Boa Esperança. A Biblioteca Pública mudou de localização por diversas vezes estando, atualmente, sediada no prédio anexo da Antiga Estação Ferroviária. A Biblioteca está vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e atua atendendo a toda a comunidade, oferecendo informação, cultura, democratizando o acesso à leitura e ao conhecimento."

A Biblioteca Pública de Santa Luzia, em Minas Gerais está instalada em um prédio anexo da antiga Estação Ferroviária da cidade e se chama oficialmente Biblioteca Pública Municipal Professor Francisco Tibúrcio de Oliveira. O patrono foi poeta, jornalista e educador nascido na cidade. Espero que um dia eu possa voltar novamente e visitar a Biblioteca, o Museu e também a Biblioteca Comunitária Corrente do Bem.

***

Essa viagem foi bonita e feita com meu filho Lipe, minha nora Fran e sua mãe Rosa.

A Biblioteca Pública de Santa Luzia está localizada na Rua Felipe Gabrich, 175, São João Batista
Horário: Seg. à Sex. – 8 às 17h