BIBLIOTECA ESCOLAR SORAIA MAGALHÃES

Uma Biblioteca Escolar com meu nome! Que privilégio, especialmente em minha terra natal!

Trata-se da Biblioteca da Escola Escritor Lima Barreto, que está localizada no bairro Tarumã, na cidade de Manaus e atende mais de 600 estudantes do Ensino Fundamental.

A divulgação desse feito, chegou durante a realização da Semana da Literatura Amazonense e eu, como Bibliotecária apaixonada por bibliotecas, pela dedicação a escritura, inclusive de livros infantis e pelo ofício do trabalho que realizo com o blog Caçadores de Bibliotecas, me sinto absolutamente honrada com essa homenagem.

Como isso aconteceu?

No finalzinho do mês de março de 2024, a Escritora, Poeta e Pedagoga Franciná Lira me comunicou que a Escola Municipal Escritor Lima Barreto,  tinha o  desejo de colocar meu nome na biblioteca escolar, nesse período estava bastante ocupada finalizando o trabalho que realizava em Brasília e somente agora, após regressar a Belo Horizonte, estou postando sobre a alegria de acompanhar a trajetória da "Biblioteca Escolar Soraia Magalhães".

Desde abril, pude ver pelas redes sociais as atividades que vem sendo realizadas no espaço, sob a determinação da Franciná Lira (@Francinalira), que sempre me marca nas postagens do Instagram e Facebook e que me faz sonhar em logo voltar a Manaus e fazer uma ação bacana nesse espaço.

Dentre os vários posts, um dos que mais amei foi a apresentação de imagens da menina Lilyanne Mota, do 4º ano, que havia se tornado voluntária na Biblioteca! Talvez no futuro uma inspiradora Bibliotecária?

O espaço da Biblioteca é pequenino, mas é vibrante e conforme pude nas fotos postadas pela Franciná Lira, ou no perfil da Escola @escritorlimabarreto, em suas dependências muitas ações vem ocorrendo, desde reunião para leitura em grupos, visitas de escritores, aulas temáticas. Sobre esses feitos, deixo aqui alguns registros:

HORA DA LEITURA:

Observe as bonitas imagens da Professora Franciná Lira, entusiasta do incentivo à leitura em uma reunião com crianças realizando atividades leitoras no ambiente da Biblioteca. Nas imagens, capas dos meus livros infantis na parede!

Aproveito o ensejo para divulgar que Franciná, acabou de publicar seu primeiro livro infantil "Era uma vez fora do livro", que trás ilustrações de Mathias Bernard. A obra ainda não pude ler, mas espero com grande desejo.

VISITA DE ESCRITORES:

A imagem acima, destaca a visita de Paulo Queiroz, Presidente da Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos - ABEPPA e da  Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia - ALCAMA, que trouxe falas sobre a importância da leitura e do projeto Literatura Caminhante (doação de livros para bibliotecas do interior do estado).

CELEBRAÇÃO DE DATAS IMPORTANTES:

Aqui, alguns registros sobre aulas ocorridas no ambiente da Biblioteca, uma das quais tratava sobre a culinária na cultura indígena, bem como a outra, sobre o  Dia da Água, temas muito relevantes!!!

RODA DE CONVERSA:

Uma das funções da Biblioteca Escolar é servir para estimular a formação leitora, mas também tem o poder de servir como espaço para troca de experiências e informações. As imagens apresentam registros da conversa sobre autocuidado proferido por Lourdes Souza, da Gerência de Assuntos Complementares da SEMED.

Conforme já apontado, as imagens pertencem aos acervos da Professora Franciná Lira e refletem o quanto o trabalho realizado pela equipe da Escola Escritor Lima Barreto tem se dedicado a oferecer um trabalho estimulante e criativo para sua comunidade.

Aproveito esse post para registrar minha gratidão pela homenagem, pois sou favorável de que os louvores devam ocorrer em vida. Sou muito grata por acreditar que meus livros infantis possam tocar o coração de leitores e aproveito ainda para expressar que fiquei muito feliz por ter meu nome aproximado ao nome de um escritor que admiro por sua coragem, inconformismo, criatividade e por seu espírito irrequieto.

Gratidão Franciná Lira, Gratidão a equipe da Escola Escritor Lima Barreto!!!

Meus livros infantis, "Lia sempre lia", "Leo e seus amigos, os livrinhos" e "Ai! Sou apenas um livrinho" seguem para morar nessa biblioteca, cada um deles com uma dedicatória.

Abraços cheios de gratidão!!!

***

Endereço: Escola Escritor Lima Barreto: Rua Saia Branca, 100, Com. Parque Riachuelo - Tarumã CEP: 69041-235, Manaus, AM.