BIBLIOTECA A CÉU ABERTO NO JARDIM DA BIBLIOTECAPÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS


Diante da Biblioteca Estadual de Minas Gerais há uma casinha de livros livres, que recebe o nome de “Biblioteca a Céu Aberto”.

O projeto, que já ganhou edições em outras cidades e praças, nasceu por iniciativa de Mônia Alves Souza que conheceu experiências de bibliotecas livres em uma viagem ao Canadá e decidiu fazer o mesmo, para ajudar a estimular à leitura no Brasil.

Soube do projeto pelo Instagram em outubro de 2022 e ao segui-lo, conversei virtualmente com a Mônia e somente em setembro de 2023, casualmente, nos encontramos em um domingo, em que  passeando pela Praça da Liberdade, passei diante da Biblioteca e a reconheci. Naquele momento, Mônia abastecia com ótimos livros o espaço. 


A proposta é realmente muito livre e se desenvolve em meio ao conceito “Pegue um livro e Deixe um livro”, mas muitas vezes essa proposta não é bem entendida e algumas pessoas pegam muitos livros de uma única vez e não contribuem com o rodízio, isso gera uma perda para a proposta. 

Nesse dia foi bacana, pois estava com a amiga Claudia Alves que tinha um livro na bolsa (do Rubem Alves) e aproveitou para trocar por outro livro. Naquele momento também levei um livro, mas não tinha nenhum para repor, mas em outras oportunidades já havia passado para doar. 


De vez em quanto eu pego livros emprestados na Biblioteca do Centro Cultural Unimed BH (que é pertinho da Biblioteca Estadual e da pequena Biblioteca a Céu Aberto), por isso, em um dia em que precisava devolver, decidi levar dois livros para doar e escolhi: O Guia dos Curiosos, de Marcelo Duarte e também uma edição de Tereza Batista Cansada de Guerra, de Jorge Amado. 

Deixei os livros no interior da Casinha e segui. Na volta, porém vi algo muito legal, pois geralmente não sabemos quem vai se interessar pelos livros que doamos e dessa vez pude ver sentado perto da pequena biblioteca, um senhor que lia O Guia dos Curiosos. Registrei esse momento em um vídeo, veja até o final:


Iniciativas como essas seguem fortalecidas com colaboração, por isso deixo aqui o convite para quem tem o desejo de doar livros que entrem em contato com a Mônia por meio do Instagram @bibliotecaaceuaberto, sigam sua página e fortaleçam essa ideia.

Fotos e vídeo: Soraia Magalhães

Comentários

  1. Uma graça essa biblioteca. Adorei!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Uma pena que essa semana a biblioteca foi vandalizada, felizmente já está sendo restaurada. Grata Emerson, por seu comentário. Vou lá dar uma olhada sim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário