BIBLIOTECA NACIONAL DE BRASÍLIA, em 2023


A Biblioteca Nacional de Brasília, chamada oficialmente Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola, está localizada no Complexo Cultural da República e faz parte do conjunto projetado por Oscar Niemeyer, composto pela Biblioteca e pelo Museu Nacional. Sua inauguração ocorreu em 12 de dezembro de 2008. Veja aqui esse vídeo que fiz do espaço pelo lado de fora!


Visitei a Biblioteca Nacional de Brasília por primeira vez em 2010 e contei sobre essa experiência em um dos primeiros posts que publiquei neste blog, no qual lembrei minha dificuldade em localizar a porta de acesso. O objetivo do comentário na época, era gerar reflexão sobre as possibilidades de insegurança de outros utilizadores na hora de adentrar o espaço. Havia falado também sobre a questão do nome Biblioteca Nacional, ao qual algumas pessoas explicaram que se referia a questão de fazer parte do Complexo Cultural da República.

Tenho grande carinho por essa Biblioteca, que venho visitando em diversas oportunidades, inclusive com colegas bibliotecários ou no período em que atuei no Programa Arca das Letras, quando morei por um ano em Brasília entre 2013 e 2014. Naquele período tive a oportunidade de conhecer a Maria José, do Programa Mala do Livro. 

 

No momento atual vejo como um privilégio poder voltar e observar as novidades e elas estão presentes desde a área térrea, em especial no corredor do hall de acesso, com a exposição do livro Cata Tesouro (em grafites), do Projeto Livro de Rua, escrito por Hugo Barros e ilustrado por Mikael Omik. Me emocionei com a narrativa, pois tirando o lixão, me lembrou minha própria história, inclusive fiz um vídeo para apresentar essa beleza: 


"Cata Tesouro" conta a história da menina Olívia que aponta a superação a partir da leitura de livros e a força da imaginação. O grafite possui enorme alcance e a riqueza dessa mensagem pode influenciar no fator pertencimento para aqueles que ainda não costumam ler livros ou que ainda não frequentam uma biblioteca. De fato uma ótima forma de introdução!

Quanto aos demais espaços, os salões para estudos da Biblioteca Nacional são muito claros, amplos, confortáveis e oferecem linda vista para o Museu Nacional.   

  

Aliás, no terceiro andar agora a Biblioteca possui o Espaço Zen, onde é possível descansar em puffs, tirar uma soneca, ler um livro deitado ou consultando seu celular, ou apenas desfrutando diretamente da bela vista!


No segundo andar da Biblioteca, há espaços para exposições e naquele momento apresentava Grafitti Rivas Vida Hip-Hop, com objetos históricos, imagens e peças de roupas estilizadas relacionadas ao movimento Hip-Hop.


Durante as horas que passei nos 4 dias de visita a Biblioteca Nacional de Brasília, experimentei setores, li livros infantis, utilizei computadores com acesso a Internet (também Wi-Fi em meu celular), estudei numa bancada do salão de leitura, fiz muito uso dos puffs do espaço Zen. No segundo dia, ao saber que havia uma sala refeitório, levei comida pra esquentar no micro-ondas e desfrutei do espaço e claro, aproveitei para encher minha garrafa de água. 

Não poderia deixar de referendar o setor infantil, que instalado no primeiro piso, possui mobiliário lúdico e amplo acervo de obras voltados para o público infantil e juvenil. Fui muito bem recebida pela funcionária Raquel que me proporcionou um momento especial: ao lhe contar que era escritora de livros infantis, ela buscou por meu nome no sistema e localizou um de meus livros! Era "Lia sempre lia", o meu favorito! Claro que me causou emoção! 

 

Fiz uma seleção de imagens das diversas partes da Biblioteca Nacional e postei em um vídeo. Inclusive gravei a partir do terceiro andar a movimentação dos povos indígenas na luta contra o marco temporal. O Youtube não deixou escolher a capa do vídeo, sinto por estar ai a minha cara 😏


Para além dos espaços da Biblioteca, devo dizer que foi um prazer conhecer e conversar um pouco com as colegas bibliotecárias Aline Alves e Elisa Raquel Lemes. Agradeço imensamente a atenção dispensada por todas as pessoas. 


Poderia seguir comentando mais coisas sobre os espaços e serviços da Biblioteca Nacional de Brasília, mas o post já está longo, apenas aproveito para divulgar a programação do Clube de Leitura da BSB e a ampliação dos horários. Muito bom ver bibliotecas abertas até mais tarde ou disponíveis em finais de semana.

 

Quem me conhece sabe que eu adoro fazer registros. As imagens tem o poder de nos transportar para vivências passadas e por isso sempre que posso não perco oportunidade. Enquanto me despedia da Biblioteca por essa temporada, vi ali um cachorro que dormia bem em frente, tão a vontade, num fim de tarde tão quente. Me levou a pensar...Deixo assim o fechamento desse post. 
 

 
A Biblioteca Nacional de Brasília vem oferecendo ótimos serviços e representa bem o que uma biblioteca pública deve representar no coração de uma cidade. Parabéns!!!


Fotos: Soraia Magalhães 

Comentários