BIBLIOTECA NACIONAL DE BRASÍLIA

Começo 2011 escrevendo sobre a Biblioteca Nacional de Brasília (BNB),uma das mais interessantes, modernas e ativas que conheci em 2010.

A Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola, mais conhecida como Biblioteca Nacional de Brasília (não entendo por que é nacional), está localizada no Complexo Cultural da República e faz parte do conjunto projetado por Oscar Niemeyer, que é composto pela Biblioteca e pelo Museu Nacional.

Dei uma pesquisada e descobri que Brasília esperou mais de quatro décadas para compor essa biblioteca que foi inaugurada inicialmente em 2006 e somente em 2008 aberta efetivamente ao público. Possui cinco andares e 10 mil metros quadrados. É bonita por dentro e por fora, porém não possui uma porta de entrada muito visível.

O bom foi descobrir que ela é, em seu caráter de serviços, uma Biblioteca Pública pois atende a toda tipologia de usuários, sejam crianças, adolescentes, adultos, pesquisadores, enfim, ao público em geral. Recomendo dar uma visitada ao seu site no endereço http://www.bnb.df.gov.br/ para confirmar essa ideia.

Fui bem recebida nessa Biblioteca, onde pude acessar a internet, percorrer os salões de estudo e conversar com os funcionários, fator que me fez perceber que existem muitas atividades culturais e educativas oferecidas à comunidade. O ruim porém, foi ter que fazer uma inscrição para poder utilizar a Internet, mesmo tendo explicado que eu era de outra cidade e que não faria novas consultas, não houve jeito, tive que preencher um formulário, criar uma conta e satisfazer as normas estabelecidas.

Mas ao final, o saldo dessa visita foi muito positivo e saí de lá pensando sobre bibliotecas nacionais, afinal já temos nossa Biblioteca Nacional instalada no Rio de Janeiro. Linda, ativa e considerada pela UNESCO como a sétima biblioteca nacional do mundo e a maior biblioteca da América Latina, então por que chamar a Biblioteca de Brasília de nacional?

ENDEREÇO:
Biblioteca Nacional de Brasília