Biblioteca Pública de João Monlevade - Minas Gerais

A primeira vez que visitei a Biblioteca Pública de João Monlevade, foi em 7 de março de 2023, numa passagem rápida onde pude conhecer a Bibliotecária Anacriste Guedes, que juntamente com sua equipe nos atendeu com excelente acolhida. Naquele período meu querido Peter Janzon estava em Minas Gerais e fomos juntos com minha filha, Camila e meu neto Martim.

A Biblioteca Pública de João Monlevade, que completa 55 anos, recebe o nome oficial de Biblioteca Pública Municipal Assis Chateaubriand, o homenageado foi um dos doadores de acervos contribuindo para os primeiros passos para a formação da Biblioteca.

Chateaubriand,  que morreu justamente no ano em que a Biblioteca foi criada (1968), foi influente empresário e também personalidade da política, do jornalismo, das letras.

Localizada em uma sala (térrea) do prédio da Secretaria Municipal de Educação, a Biblioteca possui livros de diferentes áreas do conhecimento e oferece acesso ao uso local do espaço e empréstimos de livros.

O fato de estar instalada na área central, bem no coração da cidade, gera atração de públicos. Nas visitas sempre foi possível observar a busca de leitores por obras do acervo.

Gosto muito de fotografar cartazes de bibliotecas e foi um prazer encontrar esse cartaz que apresenta uma bonita definição sobre o que consiste uma biblioteca pública. Dentre tantos cartazes que já fotografei, acho que esse é agora um dos meus favoritos.

Apesar do espaço pequeno, do mobiliário que demonstra o avanço da idade e da necessidade de revitalização, um dos aspectos que deve ser ressaltado é a simpatia das pessoas que atuam na Biblioteca, pois, tanto na primeira vez em que estive em março de 2023, quanto no dia 22 e 23 de maio, fomos muito bem recebidas, eu e minha filha Camila, fator que cria um carinho especial não apenas pela biblioteca pública, mas pela cidade.

As bibliotecas atraem pessoas inspiradoras e foi um prazer conhecer a escritora e contadora de histórias Mariana Jesus, que também visitava a local naquele momento.

Nas bibliotecas por onde passo sempre apresento meus livros livros infantis: "Lia sempre lia", "Leo e seus amigos, os livrinhos" e "Ai! Sou apenas um livrinho" e para minha surpresa Anacriste adquiriu com seus próprios recursos, os 3 títulos para a Biblioteca!

UMA RECOMENDAÇÃO PARA A PREFEITURA: todas as bibliotecas municipais deveriam dispor de recursos para compras de livros. É preciso que o poder público compreenda que a necessidade de aquisição de livros é constante.

Na imagem, Anacriste e eu estávamos sorridentes...ahhh havia recebido uma carteirinha de sócia de biblioteca para minha coleção. A imagem, demonstra o quanto estávamos contentes.

Do encontro com a Anacriste recebi o convite para participar das comemorações do aniversário da Biblioteca, eu vou!!! Ainda sobre nossas conversas, falamos da importância do trabalho realizado pela Gilda Gama de Queiroz, Dempsey Bragante e equipe da página SOMENTE BIBLIO.

Tenho agora vários motivos para visitar o município de João Monlevade, pois minha filha e meu netinho nesse momento estão morando lá, em vista da proximidade entre cidades tive também a oportunidade de conhecer Nova Era, cidadezinha bonita e agradável, que possui uma biblioteca pública no prédio da rodoviária. Tenho mais histórias para contar...

Fotos: Soraia Magalhães