AS BIBLIOTECAS EM MINHA VIAGEM A MANAUS, NOVEMBRO 2022


Para esse ano, tinha enorme desejo de regressar a minha querida Manaus e felizmente foi possível, fator que me permitiu passar todo o mês de novembro de 2022, percorrendo vários espaços bibliotecários de minha cidade e inclusive também consegui visitar o município de Careiro da Várzea, onde pude constatar a desativação de sua biblioteca pública. 

Manaus está sempre em minha mente e coração e nos dias atuais costumo dizer que tenho 4 cidades muito importantes em minha vida e claro, Manaus ocupa o primeiro lugar, pois foi onde vivi importantes e felizes experiências e onde estão meus familiares e amigos. 

Pensava realizar esse post no comecinho de dezembro, mas vivi tantas coisas desde que regressei a Belo Horizonte, por isso só agora pude finalizar um vídeo para meu canal, no qual apresento um resumo dos espaços de bibliotecas que visitei, confira aqui:


Minha estada em Manaus durou apenas um mês, mas pude fazer muito e rever todos esses espaços: 

Biblioteca Pública Estadual do Amazonas


Biblioteca Municipal de Manaus


Biblioteca do Museu Amazônico


Biblioteca de Arte (???)


Biblioteca do Colégio Dom Bosco


Biblioteca do Sesc (Henrique Martins)


Biblioteca do Centro de Ciências e Saberes Karapãna


Biblioteca do município de Careiro da Várzea (desativada)


Para esse ano, não terei mais tempo de apresentar novo vídeo, mas estou preparando um sobre o nascimento da Biblioteca do Centro de Ciências e Saberes Karapãna, bem como pretendo apresentar algo mais completo sobre a biblioteca (desativada) do município de Careiro da Várzea. 

Em 2023, com novos tempos em termos políticos, penso que temos a obrigação de contribuir para a reformulação e melhor entendimento sobre o potencial das bibliotecas públicas em nosso país. É tempo de retomada, é tempo de esperança por um país mais leitor e justo. 

Espero que minha tese doutoral "Bibliotecas Invisíveis: sistemas, cidades e representações sociais de bibliotecas públicas em cidades do Amazonas, Brasil", possa contribuir com ideias para o fortalecimento desses espaços culturais no Amazonas. Devo dizer que adoraria trabalhar nisso.  

Fotos e edição de vídeo: Soraia Magalhães

Comentários

  1. Bibliotecas muito bonitas, Querida Soraia. Pena é a de Careiro da Várzea estra desativada. É menos uma a contribuir para a Liberdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido José Rosa, uma tristeza a perda dessa Biblioteca do Careiro da Várzea, se você observou no vídeo do canal, ela tinha bons livros, era uma possibilidade para algumas pessoas. Uma pena, mas é lutar para reconstruir tudo!

      Excluir

Postar um comentário