BIBLIOTECA PÚBLICA DE SABARÁ - 2022


A Biblioteca Pública Municipal Professor Joaquim Sepúlveda, localizada no município de Sabará, funciona na área superior de amplo casarão que no passado abrigou a Casa da Câmera e Cadeia do município.


Criada em 1942, a biblioteca havia passado por vários outros prédios da cidade, mas desde 2009 foi instalada nesse edifício, que inclusive chegou a ser totalmente destinado a servir como espaço de biblioteca pública. A visita realizada pelos Caçadores de Bibliotecas em 2011, oferece boa visão de como estava o local naquele período. 


 Atualmente, outros organismos municipais funcionam na área térrea do edifício, o que repercurte como uma perda para a cultura leitora da cidade, tendo em vista que a prefeitura concentrou todo o acervo em um único ambiente, deixando entre outras coisas sem atenção, aspectos de inclusão de pessoas com limitações motoras, pois a única forma de acesso para o piso superior são as escadas.  


Apesar desse quadro, vale destacar que a Biblioteca já conta com um profissional bibliotecário, bem como com a presença atenciosa da Denise Neves, que creio, daria uma excelente bibliotecária. 


Sabará é uma das cidades mais antigas do estado de Minas Gerais e possui um centro histórico cheio de belíssimos atrativos. Além das praças, igrejas, teatro, chafaris, vários edifícios preservados, essa zona da cidade, possui características de uma pacata cidade do interior.

Encesso esse post com essa imagem, pois adoro encontrar cidades que fazem uso de placas para indicar a direção de sua biblioteca pública. 


Sabará é uma cidade que vale muito a pena conhecer!


Fotos: Soraia Magalhães

Comentários