Salamanca, algumas bibliotecas em 2021


Hoje completa um mês da defesa de minha tese doutoral "Bibliotecas Invisíveis: Sistemas, cidades e representações sociais de bibliotecas públicas no estado do Amazonas, Brasil",  que aconteceu no dia 27 de outubro de 2021, em Salamanca. 

Para me dedicar totalmente ao fechamento da tese, por meses me desliguei do blog e tinha a mente apenas centrada nas bibliotecas inseridas nas minhas pesquisas, contudo apesar de já ter me liberado de tantas atribuições, viajei bastante e somente agora me sinto mais tranquila para voltar a postar.

E com esse retorno, aproveito para registrar alguns momentos marcantes da estada em Salamanca, dentre os quais a oportunidade de visitar novamente a Biblioteca Pública Casa de Las Conchas, que está entre uma de minhas preferidas no mundo e também a pequena e simpática biblioteca municipal do Barrio Vidal.

As imagens são da fachada da emblemática Biblioteca Pública Casa de las Conchas, onde pude realizar  despedidas com as amigas Pilar Luengo Mesonero e Silvana Revollar (e seu cachorrinho Chico), além da oportunidade do registro com meu orientador José Antônio Frías, diante desse espaço onde eu gostava tanto de estudar. 


Da experiência com a Biblioteca Pública Casa de las Conchas, guardo a visão do dinamismo em termos de serviços e a busca por se reinventar oferecendo ambiente marcante naqueles que transitam na área central da cidade de Salamanca. 

Mas deixo também imagens da Biblioteca Municipal do Barrio Vidal, pequenina, aconchegante, receptiva, dentre as bibliotecas do sistema municipal de Salamanca, foi essa que imaginei que poderia se algo aproximado para o ambiente amazônico, no comparativo com as outras bibliotecas existentes, essa reúne o básico em termos de espaço, mas com enorme dignidade e também com uma gama de serviços e qualidade de acervo. 


Além dessas bibliotecas, postei no Instagram do Caçadores de Bibliotecas outros espaços que visitei rapidamente em Salamanca, também de outras cidades como Tordesilhas. Tenho também coisas para contar sobre bibliotecas que visitadas em Portugal e na Suécia, mas agora vou fazendo aos poucos.

Bom estar de volta. 


Fotos: Peter Janzon

Comentários