ARTIGO DA BIBLIOO FAZ REFERÊNCIA AO CAÇADORES DE BIBLIOTECAS

Tudo que se relaciona as ações do Caçadores de Bibliotecas procuro reunir e valorizar, especialmente quando consistem em referências apresentadas em outros canais, como no caso do artigo publicado na Revista Biblioo, pela Bibliotecária Kellen Guimarães, que apresenta uma seleção de 5 projetos, aos quais considera relevantes para a área. Conforme salienta a autora, esses 5 trabalhos:
[...] tangenciam de alguma forma as bibliotecas e os bibliotecários pelo país afora. A listagem se baseou nos que tiveram ou têm impacto público por sua relevância e contribuição sociocultural ou por seu caráter inovador, transversal e multidisciplinar. Aqui, na maior parte, valeu a experiência pessoal enquanto testemunha ocular, cujas pesquisas apenas complementam um ponto de vista pessoal. (Kellen Guimarães, 2020).
Entre os outros trabalhos que Kellen destaca, além do blog Caçadores de Bibliotecas (que eu sempre digo, faço com enorme paixão), está o belíssimo PALCO BIBLIOTECA, projeto que foi desenvolvido por Josenberg Mendes, no Sesc Palladium, em Belo Horizonte, ao qual tive a honra de conhecer e na minha opinião, um dos mais criativos que encontrei nas minhas andanças com o Caçadores de Bibliotecas.

O texto segue apresentando as ações desenvolvidas pelas Bibliotecárias Carol Silva, com o Carolê: Literaturas Africanas e Negra para as Infâncias e o trabalho da Elani Araújo, com o Dica de Bibliotecária

Por fim, faz uma reflexão sobre  as instituições do Sistema S, suas contribuições para a formação leitora em várias cidades do país, bem como as necessidades de atenção e luta por suas permanências.

Deixo aqui o link para ter acesso direto ao artigo O INCRÍVEL E ESTRANHO MUNDO DAS BIBLIOTECAS – PARTE II

Antes de encerrar, porém, aproveito  para destacar outros textos  excelentes da Kellen Guimarães, publicados pela Biblioo, que tocam temas que instigam análises profundas sobre o ambiente de bibliotecas, mas também sobre a atuação na profissão bibliotecária.

O INCRÍVEL E ESTRANHO MUNDO DAS BIBLIOTECAS – PARTE 1

É isso, grata Kellen, uma honra estar nessa lista de trabalhos profissionais, aos quais você admira. Já sigo esperando outras produções suas!!!