BIBLIOTECA PÚBLICA EM PERIGO

Ontem a Bibliotecária Regina Fazioli pediu apoio em prol da Biblioteca Pública Municipal de Osasco, SP em vista da manifestação equivocada de um vereador (Daniel Matias - PRP) que indicou a desocupação do prédio para a adequação de um hospital infantil.

Não conheço o espaço e costumo escrever nesse blog sobre os ambientes que visito, contudo serei sempre contra o fechamento de qualquer biblioteca pública e por isso apoio e divulgo AQUI esse abaixo assinado onde a redação aponta o descaso da gestão pública com esse equipamento cultural:
Nos últimos anos a prefeitura tirou o WIFI da biblioteca, o Centro de Inclusão Digital, a assinatura de jornais e o investimento necessário para a renovação do acervo. Sucatearam propositalmente para causar essa situação de abandono cruel: é o poder político mais uma vez abrindo mão de sua responsabilidade para dar de graça ao setor privado mais uma oportunidade de encher os bolsos, onde quem sofre o maior prejuízo é a população.
Ao que parece, a Prefeitura de Osasco tem criado as condições para que o ambiente da Biblioteca seja pouco utilizado pelos cidadãos e parece não entender que nos dias atuais não são apenas os livros impressos que geram demanda de usuários. Biblioteca pública é atitude, por isso ao invés de propor perdas não seria mais inteligente transformar o local num ambiente vital para a cultural da cidade?

Não conheço a obra de Jacques Bossuet, mas gosto dessa frase atribuída a ele:

"No Egito, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras."