BIBLIOTECA MUNICIPAL CENTRAL DE SANTA CRUZ DE TENERIFE - ESPANHA


Hoje, no aniversário deste blog apresento a Biblioteca Municipal Central de Santa Cruz de Tenerife que além de enorme, linda e confortável permanece aberta 24 horas por dia, todos os dias da semana. Ela consta atualmente como uma das mais surpreendentes que visitamos desde que começamos esse trabalho.  


A Biblioteca está localizada em edifício chamado TEA – Tenerife Espacio de las Artes, que concentra diferentes ações culturais e artísticas da cidade.


Ao buscar o espaço, perguntando às pessoas da cidade, constatamos que todos sabiam onde estava localizada e assim ao chegar ao local, logo na entrada nos deparamos com um grande balcão de informação onde um funcionário atento e simpático nos autorizou usufruir do ambiente, consultar a internet e fotografar. Uma alegria quando somos bem tratados assim.


Era por volta do meio-dia, em 02 de dezembro de 2016 que tivemos a oportunidade de conhecer o ambiente e desde então quando pensamos em listar as mais bonitas e bem dotadas bibliotecas que já conhecemos, essa Biblioteca de Santa Cruz de Tenerife sempre nos vem a mente. 


Conta com área de 6470 m2 útil, dos quais 4670 são para atender ao público, em edifício projetado pelos premiados arquitetos Herzog & de Meuron que também estiveram a frente de outra biblioteca monumental a Biblioteca da Universidade de Cottbus, na Alemanha.


A arquitetura envolve concreto, vidro, luz...muita iluminação! Parabéns pela escolha dos lustres!


A Biblioteca foi projetada visando atender novas necessidades pois além das estantes e livros, espaços com mesas e cadeiras, há muitas tomadas para o uso de computadores.  O espaço possui rampas, elevadores e banheiros adaptados visando comodidade nas questões de acessibilidade para o público que necessita. 


Possui mais de 300 espaços de leitura, além de 36 computadores para uso público. Quanto aos equipamentos informacionais conta com enorme volume de livros, revistas, jornais, CD e DVDs e muitos mais.



Biblioteca e compromisso social. No salão de leitura do público adulto esse cartaz chamava a atenção contra a violência de gênero, voltada inclusive para as crianças. 


Completamente diferente da estrutura projetada para os adultos a Sala infantil e Juvenil é encantadora, além dos destaques decorativos que nos insere ao mundo da fantasia, possui área para jogos e atividades diversas, além de 150 espaços para leitura. As estantes cheias de livros infantis, além de CDs e DVDs, também dispõe de computadores com acesso a Internet. 


A imagem abaixo foi feita em uma parte da área externa, gostei de ver por fora esse mosaico em vidro que ajuda a criar iluminação e beleza na parte de dentro da biblioteca.  


No dia em que estivemos em Santa Cruz de Tenerife, também seguimos para conhecer a Biblioteca  Pública Estadual e soubemos também que compondo o Sistema de Bibliotecas Municipais haviam ainda as Biblioteca “Federico García Lorca" de Ofra; Biblioteca “José Saramago" de Añaza.; Biblioguagua Municipal. Essas não pudemos conhecer...


Hoje completa 8 anos desde o primeiro post no Caçadores de Bibliotecas. Ainda gosto muito! Encerro com essa foto feita por meu querido Peter Janzon, parceiro das grandes aventuras e aproveito para lhe agradecer toda a paciência e carinho que sempre dedica nessas buscas frenéticas por bibliotecas em tantas cidades. 

Fotos: Peter Janzon e Soraia Magalhães

Comentários