BIBLIOTECA PÚBLICA DE MANAUS ABANDONADA

Estando em Manaus não poderia deixar de visitar o edifício da Biblioteca Pública Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, em estado de abandono. Já comentei sobre o lugar diversas vezes e esse post tem apenas o objetivo de apontar em imagens a situação que parece sem solução.

O edifício aguarda providências para o início de reforma (agora restauro?) desde 2011. Descaso da Prefeitura ou do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), enfim, creio que dos dois.

A Biblioteca Municipal de Manaus, foi criada pela lei nº 971, de 02 de janeiro de 1967 e pelo decreto nº 27 de 12 março de 1975, oficialmente se chama Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista. Nas imagens é possível perceber que tem acontecido mobilizações populares questionando o descaso do poder público sobre o problema.

Não acredito que as obras serão iniciadas esse ano, mas deixo esse registro na tentativa de instigar com que outros, estando em Manaus passem a se importar e lutar pelo equipamento cultural biblioteca pública, bem como especificamente nesse caso, com o patrimônio histórico e arquitetônico de nossa cidade.

Veja outros posts sobre esse espaço aqui 2012, 201320142015, 2017

Fotos: Soraia Magalhães