BIBLIOTECA MACHADO DE ASSIS - BOTAFOGO - RIO DE JANEIRO

Localizada no bairro do Botafogo, em meio a Praça Chaim Weizmann, na rua Farani, n° 53, a Biblioteca Machado de Assis, no Rio de Janeiro pode ser uma grata surpresa para as pessoas que buscam ambiente para a realização de estudos, pesquisas e envolvimento com atividades culturais diversas.

Adaptada em um casarão, a Biblioteca Pública oferece ampla gama de serviços que vão desde uso do espaço e empréstimo de livros domiciliares, bem como ações envolvendo encontros literários, shows, cursos livres, troca de livros, etc.

Criada em 1956, a Biblioteca Machado de Assis oferece aos seus visitantes a oportunidade de percorrer uma residência neoclássica de 1929, nesse caso, o que foi no passado o empreendimento da família Castro Maya.

O espaço reservado para o público infanto-juvenil é lúdico e possui bom acervo. As estantes da BICCATECA dão graça e harmonia ao ambiente.  No local são realizadas atividades específicas para o público alvo, como hora do conto, leituras e brincadeiras.

Minha guia nesta visita técnica foi Lúcia Helena, Coordenadora da Biblioteca, bibliotecária simpaticíssima que me apresentou funcionários e ambientes e até me ofereceu um cafezinho.

A passagem pela Biblioteca Machado de Assis aconteceu um dia antes da cerimônia de descerramento da placa do Espaço afro-brasileiro Carolina Maria de Jesus, ação que presta homenagem a escritora do livro “Quarto de despejo”, creio que o evento, no dia seguinte foi muito bonito. Pena não ter podido ficar  no Rio para prestigiar.

A Biblioteca dispõe em seu acervo (em grande maioria) de livros de literatura que atendem diversos públicos com obras brasileiras e estrangeiras.

Para empréstimo, se faz necessário efetivar cadastro. Os documentos necessários são:

1 foto 3x4,
Comprovante de residência atual;
Documento de identidade com foto.

O edifício possui cantinhos bonitos e interessantes, veja na imagem abaixo esse espaço onde estavam os livros selecionados na estante das novidades! E olha que legal esse assento em forma de livro!

A Biblioteca Machado de Assis é vinculada à Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, mas tem sua ação fortalecida com parceria junto a AABB (Associação de Amigos da Biblioteca de Botafogo). A parceria favorece a realização de várias atividades.

Nas imagens que seguem, deixo um pouco que pude captar:

Cursos de idiomas (inglês, espanhol, alemão, francês, italiano). Nessa turma da foto, a aula era de Espanhol!

Oficina de pintura em tela! (Olha ai algumas telas em exposição).

Troca-Troca de livros. A estante estava localizada nas proximidades da porta de entrada, em local bem visível. A proposta é que o interessado leve dois livros de Literatura e troque por outros dois.

No tocante a tecnologia, a Biblioteca dispõe de dois computadores com acesso à internet que podem ser utilizados pelos usuários.  Não dispõe de Wifi.

A programação cultural do mês de maio estava bem movimentada e envolvia atividades gratuitas como: Encontros de Gerações (debates); Encontro de contadores de histórias; Encontro Lítero-Musical; Sarau poético, palestra, troca de livros, informática, xadrez etc.

...Gostei muito dessa estante (acima) com livros infanto-juvenis voltados para o tema biblioteca, livros, bibliotecários.

O edifício da Biblioteca já passou por algumas reformulações e nos dias atuais possui auditório com capacidade para receber até 60 pessoas. No local são realizados seminários, palestras, oficinas e encontros em geral.

Já visitei mais de 400 bibliotecas por cidades do Brasil e de vários países, contudo essa é a primeira vez que encontro informação explícita sobre a capacidade de usuários que a biblioteca pode atender!

Veja na imagem abaixo, ao lado do busto de Machado de Assis (escritor brasileiro que dá nome ao local) o número total de pessoas que o espaço comporta.

Foi realmente especial ter visto tantas coisas em atividade (especialmente quando sabemos que as bibliotecas parque do Rio de Janeiro estão fechadas), contudo não posso deixar de apontar que me surpreendeu a percepção do desconhecimento de muitos sobre a existência dessa Biblioteca.

Espero que esse post auxilie na divulgação e na motivação para que outros possam visitar o ambiente e assim desfrutar de tudo que a Biblioteca tem a oferecer.

Minha visita aconteceu por volta das 14 horas, do 24 de maio de 2017 (quarta-feira). Agradeço a toda equipe que me atendeu, em especial a bibliotecária Jaqueline Mendes que estava na referência quando lá cheguei e a  Lúcia Helena pela atenção e agradável acolhida.

A Biblioteca Machado de Assis está aberta de segunda à sexta das 9 às 17 horas e no 1º e último sábado de cada mês, das 10 às 16 horas .

Fotos: Soraia Magalhães