PORTAL DOMÍNIO PÚBLICO - BIBLIOTECA DIGITAL

Circula a bastante tempo pela Internet um email alertando sobre o Portal Domínio Público e a existência de uma excelente biblioteca digital que está prestes a ser desativada por falta de acessos.

Uma grande sacada, haja vista ser esse um dos portais educacionais mais visitados na internet no Brasil, com um conteúdo absolutamente sensacional. A jogada do e-mail porém coopera com o avanço no número de acessos.

De acordo com o site do Governo "O portal Domínio Público se propõe a ser uma biblioteca virtual de referência para professores, estudantes e interessados em geral. O ambiente permite o compartilhamento gratuito do conhecimento e promove o acesso às obras artísticas, literárias e científicas em vídeos, fotos e textos que já estejam em domínio público, de acordo com a Lei Federal nº 5.988."

Recebo com certa frequência o e-mail que alerta sobre a possibilidade de desativação dessa biblioteca e foi por isso que resolvi escrever, afinal angustia imaginar a perda de um acervo tão maravilhoso e gratuito que felizmente sabemos, não deve desaparecer.

É bom lembrar que todo o material disponível no portal é formado por 187.533 obras cadastradas em diferentes formatos. Desse volume, há livros de literatura infantil e uma grande quantidade de títulos de importantes obras da literatura brasileira e universal. Só pra dar um gostinho, segue uma pequena lista:

A Cartomante – Machado de Assis
A Dama das Camélias – Alexandre Dumas Filho