PORTAL DOMÍNIO PÚBLICO - BIBLIOTECA DIGITAL

  

Circula a bastante tempo pela Internet um email alertando sobre o Portal Domínio Público e a existência de uma excelente biblioteca digital que está prestes a ser desativada por falta de acessos.

Uma grande sacada, haja vista ser esse um dos portais educacionais mais visitados na internet no Brasil, com um conteúdo absolutamente sensacional. A jogada do e-mail porém coopera com o avanço no número de acessos.

De acordo com o site do Governo "O portal Domínio Público se propõe a ser uma biblioteca virtual de referência para professores, estudantes e interessados em geral. O ambiente permite o compartilhamento gratuito do conhecimento e promove o acesso às obras artísticas, literárias e científicas em vídeos, fotos e textos que já estejam em domínio público, de acordo com a Lei Federal nº 5.988."


Recebo com certa frequência o e-mail que alerta sobre a possibilidade de desativação dessa biblioteca e foi por isso que resolvi escrever, afinal angustia imaginar a perda de um acervo tão maravilhoso e gratuito que felizmente sabemos, não deve desaparecer.

É bom lembrar que todo o material disponível no portal é formado por 187.533 obras cadastradas em diferentes formatos. Desse volume, há livros de literatura infantil e uma grande quantidade de títulos de importantes obras da literatura brasileira e universal. Só pra dar um gostinho, segue uma pequena lista:

A Cartomante – Machado de Assis
A Dama das Camélias – Alexandre Dumas Filho
A Divina Comédia – Dante Alighier
A Escrava Isaura – Bernardo Guimarães
A Metamorfose – Franz Kafka
A Moreninha – Joaquim Manuel de Macedo
A Tempestade -William Shakespeare
A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca – William Shakespeare
A Viuvinha -José de Alencar
A Volta ao Mundo em 80 Dias – Júlio Verne
Amor de Perdição – Camilo Castelo Branco
Auto da Barca do Inferno – Gil Vicente
Cancioneiro – Fernando Pessoa
Cândido – Voltaire
Cinco Minutos – José de Alencar
Dom Casmurro – Machado de Assis
Don Quixote – Miguel de Cervantes


Imagens extraídas de:guiabrasilblog.com
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

4 comentários

Clique aqui para comentários
Obrigado pelo seu comentário