BIBLIOTECA PÚBLICA DO AMAZONAS: GRANDE INCÊNDIO EM PRÉDIO VIZINHO

No dia em que aconteceu o incêndio no prédio histórico na Avenida Sete de Setembro (onde funcionava a loja Teka Calçados), meu coração disparou ao pensar na proximidade do fogo com o prédio da Biblioteca Pública do Amazonas, especialmente por que o local também já havia sido alvo de sinistro em 1945, deixando consequências desastrosas para a cultura da cidade, com a perda de quase todo seu acervo.

Soube do incêndio por meio de dados publicados na Internet e não sosseguei até a hora de encerrar meu expediente de trabalho e rumar para o centro para ver como estavam as coisas por lá. E a constatação foi de um quadro deprimente, pois ver um prédio histórico, que no passado havia sido "O grande Hotel" arder em meio ao fogo e atrair a atenção de muitos curiosos que não pareciam consternados com a situação me levou a refletir sobre a cultura e a memória da cidade.

Felizmente, o prédio da nossa Biblioteca Pública estava bem, apesar da proximidade com as chamas. O problema foi atentar para a condição em que se encontra a cultura leitora em nossa cidade. Especificamente ao que se refere a Biblioteca Pública, já que esta se encontra fechada há tanto tempo que as pessoas não sabem mais dizer quanto.

Em conversas informais sobre o assunto, alguns afirmam que o prédio fechou em 2007, outros acreditam ter sido em 2008 e o que se pode observar de fato é que há muito a população de Manaus não tem acesso ao prédio (que é um dos mais importantes patrimônios históricos da cidade) e tampouco tem acesso ao rico acervo composto por cerca de 100 mil volumes e muito menos a serviços essenciais pertinentes a uma biblioteca pública.

Me impressiona a notícia de que uma vasta quantidade de livros e materiais foi retirada do prédio e está espalhada por outras bibliotecas setoriais. Também me preocupa a situação dos jornais e das obras raras. Como bibliotecária, pesquisadora e usuária, penso que a população deveria receber maiores esclarecimentos e uma definição de data para a reabertura da Biblioteca.

A expectativa dessa data já seria uma garantia de que em breve estaremos novamente adentrando as dependências desse espaço que carrega consigo a ideia de ser um ambiente destinado a gerar igualdade de acesso sem restrição de idade, raça, sexo, status social à comunidade como um todo.
O que espero também é ver em breve na Biblioteca Pública do Amazonas, uma profusão de pessoas curiosas por leitura e ávidas por cultura, ao contrário do que presenciei no dia do incêndio.

DE ACORDO COM O SITE OFICIAL DO ESTADO "A Biblioteca esta temporariamente fechada para reforma, estando funcionando provisoriamente no Centro Cultural dos Povos da Amazônia e no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro (Sambódromo)."

A Biblioteca Pública do Estado fica localizada na Rua Barroso, 57, CEP: 69010-050 - Centro. Manaus/AM

Imagens: Soraia Magalhães