Malmö - JORNADA DE LITERATURA INFANTOJUVENIL BRASILEIRA

 

O dia da criança no Brasil é comemorado no dia 12 de outubro e esse ano, estando na Suécia, vivi essa data em meio a um encontro muito interessante realizado pela Associação Sociocultural de Brasileiros em Malmö (Ciranda).

O convite veio da Bibliotecária Rute Brasil, que mora na Suécia há muitos anos e que realiza forte ação em prol da cultura brasileira nesse país. Especialmente nesse dia, o evento objetivava celebrar a literatura infantojuvenil brasileira. 

A proposta tinha por fim transformar um espaço (fryshuset) em uma biblioteca e promover uma série de ações, desde sessão de pipoca, com filme Chico Bento, bate-papo com autores, atividades de contação de histórias, performances e muito mais. 

Que trabalho, viu? Eu também ajudei na montagem pois cheguei um dia antes do evento e pude ver como era o processo...

O lugar ficou lindo e muito inspirador. Tudo lembrava uma agradável biblioteca pública! Com acervo pessoal da Rute, as estantes e expositores passaram a destacar gibis e livros clássicos da literatura infantil, muitos de autores brasileiros. 


O tema biblioteca sempre me motiva e especialmente nesse caso, foi ainda mais interessante pois mesmo estando na Suécia, pude falar sobre meus livros infantis em minha língua. 


Na imagem posava com "Lia sempre lia", meu livro que mais gosto de trabalhar. Durante as atividades também utilizei "Leo e seus amigos, os livrinhos" e pude destacar as possibilidades de realizar leituras de imagens com esse livro.

O elemento ainda mais surpreendente desse dia foi o encontro com a Andréa Gouvêa, Diego e a pequena Helena, amigos do Bernardo Bulcão, ilustrador dos meus livros infantis. Fiquei feliz, Bernardo de alguma maneira estava ali conosco. 

 

Meus 3 livros infantis foram escritos durante experiências em uma biblioteca escolar, na época buscava livros que falassem de livros, não encontrei, então escrevi. 

***

Haviam uma mesa para realização de atividades livres!


O ponto alto do evento foi a participação da escritora Fernanda de Oliveira (Fè Liz). Carismática, alegre e muito gentil, Ana Paula tem mais de 40 livros publicados no Brasil. Ela é também uma excelente contadora de histórias. 


Outra autora que contou sobre seu processo de criação e influências foi a brasileira Ana Paula Stabalk. Seu livro infantil "Pe-li-kan: no arco-íris dos pelicanos", tem muito de suas memórias de infância.

Marcante foi a apresentação da menina Lisa Leichtweis. Ela tem apenas 10 anos, mas escreve livros, gosta de poesia, toca violão e sendo falante da língua sueca, apresentou em Português algumas informações sobre suas inspirações. 

 

Gostei muito de conhecer a Lisa e sua mãe Lesley Bernardi! Lesley é atriz e contadora de histórias, ela fez algumas das fotos desse post. Na hora de sua apresentação não estava na sala...uma pena, não tenho fotos!

Quanto a Lisa, vou sempre lembrar de uma de suas palavras: IDEIAS!!!


A Jornada de Literatura Infantojuvenil Brasileira, em Malmö reuniu muitas crianças e seus familiares. Um momento que poderá ficar marcado nas memórias daqueles que vivem fora, com um formato cheio de estímulos às práticas leitoras e laços de preservação da língua materna.

Como não poderia faltar em uma festa brasileira, haviam muitas guloseimas: pipoca, biscoitos, bolo, cachorro quente.

Parabenizo a todas as pessoas envolvidas na produção e realização do evento, em especial a Rute Brasil que foi a responsável por muitas demandas.

Agradeço pelo convite! Foi mesmo especial! Essa experiência me gerou a oportunidade de conhecer a Biblioteca Pública de Malmö, bem como fazer uma visita rápida na Biblioteca da Universidade de Lund. Sobre elas contarei em outro momento. 


Fotos: Soraia Magalhães e Lesley Bernardi

Comentários