Santa Bárbara, João Monlevade, Sabará, breves considerações sobre suas bibliotecas
Ainda que o Blog Caçadores de Bibliotecas seja um ponto de grande motivação na minha trajetória bibliotecária, tenho postado menos esse ano (2025), tendo em vista uma série de atividades que optei por realizar e as quais estou me dedicando, contudo não significa que tenha visitado menos bibliotecas.
Com o objetivo de ser breve, esse post destaca o que realizei em torno de bibliotecas em fevereiro de 2025, onde revisitei as cidades de Santa Bárbara, João Monlevade e Sabará, no estado de Minas Gerais.
Como sempre acontece em minhas viagens, além de desfrutar das diversas expressões das cidades, busco conhecer ou rever suas bibliotecas, algumas inclusive para perceber se houveram avanços ou retrocessos.
***
SANTA BÁRBARA, MINAS GERAIS
E na bela Santa Bárbara, cidade que conta com rico patrimônio histórico, em fevereiro de 2025, não possuía uma biblioteca pública ativa, apesar de contar com um espaço aberto que funcionava como Casa da Cultura, do ponto de vista dos livros, que estavam em uma pequena sala, não estavam destinados a empréstimos, apenas consulta local, o espaço tinha mais características de exposição e não contava com profissional da área Bibliotecária.
Seguimos para o município de João Monlevade, onde moram minha filha, meu neto e genro. Monlevade é uma cidade muito cultural e com características que buscam atender diversos públicos, numa perspectiva de pensar a cidade para todos. Já comentei sobre a Biblioteca Pública de João Monlevade nesse blog, mas quero destacar que dessa vez foi também muito interessante.
Uma Biblioteca Pública com bibliotecária criativa é sempre marcante e no caso do município de João Monlevade, devo dizer que tem sido especial chegar na biblioteca e me deparar com alguma atividade sensível, motivadora em torno do incentivo à leitura. Dessa vez estava em ação a ideia "Liberte uma poesia", a pessoa claro, ao retirar um dos rolinhos inseridos em uma gaiola, teria a chance de ler um poema. Adorável ideia. Muito bacana!!! Parabenizo a Bibliotecária Anacriste Guedes!!!
A Biblioteca Pública de João Monlevade, completou 57 anos de existência. Merece reconhecimento, inclusive sou grata por ter participado em 2023, das comemorações dos seus 55. Na oportunidade apresentei meus livros infantis, Lia sempre lia, Leo e seus amigos, os livrinhos e Ai! Sou apenas um livrinho.
A Biblioteca está localizado na área central da cidade e recebe o nome oficial de Biblioteca Pública Municipal Assis Chateaubriand, o homenageado foi um dos doadores de acervos contribuindo para os primeiros passos para a formação da Biblioteca.
Apesar do bom trabalho, as instalações da Biblioteca poderiam receber melhor atenção por parte da Prefeitura ou das empresas que atuam na região.
Uma das cidades do estado de Minas Gerais que adoro visitar é Sabará. Localizado bem pertinho de Belo Horizonte, quase todos os anos retorno para um passeio e, por conseguinte, visito a Biblioteca Pública (algumas vezes já comentada nesse blog).
A primeira vez que escrevi sobre a Biblioteca foi em 2011, na época, ela ocupava todo esse belíssimo edifício e contava com uma bibliotecária. Em fevereiro de 2025 a Biblioteca estava sem profissional da área, mas a Prefeitura estava buscando resolver o problema.
.jpg)
Me prometi escrever um curto relato, o texto porém já está crescendo. A verdade é que apesar de ter muitas coisas para contar tenho consciência de que a dedicação a escrita demanda tempo e as vezes é preciso fazer outras escolhas.
Fotos: Soraia Magalhães e Peter Janzon





.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Comentários
Postar um comentário