VIAGEM DE CRUZEIRO E BIBLIOTECAS, DEZEMBRO DE 2024
Conforme comentei no post anterior, não tive tempo de postar sobre as bibliotecas que visitei entre os meses de novembro e dezembro de 2024, tampouco sobre os meses de janeiro, fevereiro e março de 2025, pois estava envolvida em outras atividades.
Quero contudo, compensar esse tempo contando sobre o quão interessante foi o mês de dezembro de 2024, onde havia tido a oportunidade de visitar as cidades de Barcelona e Sitges (final de novembro) e realizar uma viagem de travessia da Europa para o Brasil (por cruzeiro), passando por Cadiz, Las Palmas (Ilhas Canárias), Praia (Cabo Verde), além de Maceió, Salvador e Rio de Janeiro.
***
Começamos nossa viagem no dia 1 de dezembro de 2024 saindo de Barcelona, no navio Costa Diadema. A previsão de chegada ao Brasil era 18 de dezembro, ou seja, longo tempo, por isso teria sido bom se houvesse uma biblioteca de qualidade no navio, mas... que decepção.
Apesar de dispor de espaço físico, os livros eram do tipo deixe um e leve outro e por isso haviam livros de vários idiomas. Em língua portuguesa, os poucos que haviam não eram tão interessantes.
Ainda bem que sempre viajo com meus próprios livros e devo confessar em boa parte da viagem ainda estava muito ocupada com o trabalho remoto que estava realizando.
Deixo aqui uma imagem da biblioteca do Navio Costa Diadema, da Companhia italiana Costa Cruzeiros. Apesar da condição da biblioteca, a nave do cruzeiro é belíssima, as atividades e o atendimento por parte das equipes abordo foram sempre atenciosas e especiais.
Não foi a primeira vez que realizamos uma viagem de travessia, por isso algumas das cidades que passamos nessa rota já havíamos conhecido, como no caso a cidade de Cádiz, onde apresentei em 2014 sua biblioteca Pública.
CÁDIZ
Cádiz é uma bonita cidade e a experiência que vivemos em 2014, na Biblioteca Pública de Cádiz foi muito bacana, mas nesse ano de 2024 haviam outras regras, como por exemplo, a resistência em permitir fotografar o ambiente, bem como percorrer as áreas livremente.
Outro problema era a dificuldade com comunicação por Internet, tendo em vista que o acesso a rede dependia de um número telefônico espanhol. Regra limitante, tendo em vista que a cidade recebe muitos turistas e claro, a maioria não possui um número telefônico do país.
Apesar desses problemas foi muito bom revisitar a cidade e a Biblioteca Pública e pelas ruas ver publicidade que apontavam que Cádiz estava participando das etapas de seleção das cidades como Capital Mundial do Livro pela Unesco!
A Biblioteca continua linda e bem cuidada! Mas essa regra com a Internet devo dizer que poderia ser melhor avaliada, pois saímos de lá desapontados (éramos eu, Peter e outros turistas) e tivemos que ir ao Mcdonald's onde havia acesso a Internet livre. Tomamos um café e pudemos consultar nossos e-mails e redes sociais.
***
LAS PALMAS
A próxima parada do percurso foi Las Palmas, uma das maiores ilhas das Ilhas Canárias. Nessa experiência tive a oportunidade ver um pouco da região central da cidade, além de ver a beleza das praias, mas confesso que o maior tempo passei na "Biblioteca Pública Las Palmas".
O espaço inaugurado em 2002 é enorme (possui 4 andares) é muito confortável, possui vista para o mar e acesso facilitado a Internet.
Grande parte das horas que passei na Biblioteca, estava trabalhando, mas também deu para desfrutar do espaço com visita guiada, onde fui muito bem atendida, fator que me favoreceu enorme vontade de voltar.
Uma hora tenho que contar mais sobre o espaço da Biblioteca, bem como sobre como foi bom estar ali!!!
PRAIA (CABO VERDE)
***
Dentre as cidades que faziam parte da rota do cruzeiro, Praia, capital de Cabo Verde era meu grande interesse. A cidade fundada em 1858, com forte relação histórica com Portugal, me inspirava o desejo de ouvir e falar a língua portuguesa, bem como observar o que tínhamos de proximidade. Descobri que temos muito!!!
Logo que descemos do navio, fomos em busca da Biblioteca Pública, pois já havia pesquisado em sites, mas as informações sempre apontavam apenas a Biblioteca Nacional de Cabo Verde!
Como fazemos em todas as cidades que visitamos, indagamos dos moradores a localização da biblioteca pública, mas também ali, diretamente apontavam como biblioteca pública, a Biblioteca Nacional.
Ela está localizada na área central, em um edifício amplo que guarda o depósito bibliográfico do país. Para chegar ao local é preciso baixar e subir, mas o acesso é muito fácil. Infelizmente era domingo quando visitamos a cidade e o local estava fechado, mas foi uma emoção chegar diante do edifício e poder fazer alguns registros.
Ao deixarmos Praia, seguimos 6 dias sem parada até chegarmos ao Brasil. Esses dias foram de puro descanso pois havia concluído o trabalho remoto que me havia consumido bastante. Precisa ler coisas leves, ouvir música, relaxar e sonhar com o Natal em família em Belo Horizonte.
***
MACEIÓ (ALAGOAS)
A chegada ao Brasil, ocorreu via cidade de Maceió, num dia de calor intenso. Logo tomamos um táxi e seguimos para o centro da cidade que refletia os preparativos para as festas natalinas. A opção de ir ao centro era a busca por ver pelo menos por fora a Biblioteca Pública.
A primeira vez que visitei Maceió, a Biblioteca estava fechada para reformas, isso aconteceu em 2011, ano em que dei início a esse blog 😉. Em 2015, voltei novamente e pude conhecê-la por dentro, pena que na época não tive tempo de contar sobre a experiência.
Dessa vez, dezembro de 2024, era sábado e a Biblioteca estava fechada, contudo foi um prazer ver novamente sua fachada e fazer um registro fotográfico.
O edifício da Biblioteca Pública Estadual de Maceió é também conhecido por Palacete “Barão de Jaraguá”, e entre outras coisas é famoso por ter abrigado por alguns dias o Imperador D. Pedro II e a Imperatriz Tereza Cristina.
SALVADOR, BAHIA
Nossa próxima cidade foi Salvador (Bahia) onde o navio pernoitou de domingo para segunda-feira, fator que tornou possível conhecer a Biblioteca da Faculdade de Medicina, da Bahia.
Das vezes em que havia passado por Salvador, sempre quis conhecê-la, mas não havia tido tempo, que bom que deu certo dessa vez e me senti privilegiada por adentrar os espaços, onde poucos tem acesso autorizado.
A Biblioteca está instalada no amplo edifício da Faculdade de Medicina da Bahia. Se chama oficialmente Biblioteca Gonçalo Muniz e guarda muito sobre a história da saúde no Brasil. Está localizada em área muito ativa do turismo na região do Pelourinho. Espero poder em algum momento contar um pouco mais sobre essa experiência.
RIO DE JANEIRO (Rio de Janeiro)
Depois de vários dias de viagem por mar, desembarcamos no Rio de Janeiro e optamos por rever vários espaços dessa bela cidade. Não foi possível conhecer nenhuma nova biblioteca, contudo foi interessante observar novamente a Biblioteca Escolar Municipal de Copacabana - Carlos Drummond de Andrade, o Real Gabinete Português de Leitura e a Biblioteca Parque de Niterói.
- Biblioteca Escolar Municipal de Copacabana - Carlos Drummond de Andrade
A Biblioteca Escolar Municipal de Copacabana - Carlos Drummond de Andrade está instalada em um edifício icônico e marcante, havia conhecido o espaço em 2015 e fiz um bonito post contando sobre o que vi, naquele tempo a Biblioteca parecia muito ativa.
Dessa vez (2024) em visita realizada por volta das 11 da manhã, me surpreendeu a inexistência de pessoas fazendo uso do local😔. Comparada com a experiência de 2015 a Biblioteca parecia mais abandonada em termos de decoração, materiais de exposição, etc.
- Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro
Nos últimos anos, desde que conheci o Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, sempre que volto a cidade quero visitá-lo novamente. O espaço está inserido em várias listas como uma das mais belas bibliotecas do mundo e ver o ambiente e fotografá-lo tem sido uma motivação para muitos apaixonados por livros e leituras.

- Niterói (Biblioteca Parque de Niterói)
Faltando 2 dias para nossa partida, decidimos aproveitar para visitar Niterói e assim poder rever a Biblioteca
Biblioteca Parque de Niterói (BPN). Em 2011 tive a oportunidade de conhecê-la em seu auge pós reformas e estava maravilhosa. Infelizmente em dezembro de 2024, o espaço estava fechado e muito abandonado, inclusive sentia medo de fazer fotos no local. Sai decepcionada da experiência!

É sempre uma pena descobrir uma biblioteca fechada, contudo procuro ser leal ao que vejo e por isso posto imagens com críticas, mas o objetivo é sempre instigar sua retomada e fazer com que os gestores percebam a importância da cultura leitora em suas cidades. Na busca por atualização sobre a condição da Biblioteca Parque de Niterói, vi uma matéria de fevereiro de 2025 que apontava a seguinte informação:
Biblioteca Parque de Niterói (BPN). Em 2011 tive a oportunidade de conhecê-la em seu auge pós reformas e estava maravilhosa. Infelizmente em dezembro de 2024, o espaço estava fechado e muito abandonado, inclusive sentia medo de fazer fotos no local. Sai decepcionada da experiência!

É sempre uma pena descobrir uma biblioteca fechada, contudo procuro ser leal ao que vejo e por isso posto imagens com críticas, mas o objetivo é sempre instigar sua retomada e fazer com que os gestores percebam a importância da cultura leitora em suas cidades. Na busca por atualização sobre a condição da Biblioteca Parque de Niterói, vi uma matéria de fevereiro de 2025 que apontava a seguinte informação:
A Prefeitura de Niterói reabre a Biblioteca Parque de Niterói, neste sábado (08), a partir das 9h. O evento será recheado de programação cultural, assim como 2025, ano em que a Biblioteca completa 90 anos. A biblioteca receberá atrações artísticas para todas as idades, oficinas culturais, shows, sarau, contação de histórias, palhaçaria, RPG, história em quadrinhos e muito mais atrações para toda família.Desejo sempre vida longa e ativa para todas as bibliotecas e encerro esse post, destacando a retomada de relatos de minhas vivências com bibliotecas do Brasil e do mundo. Hoje estou muito contente! O blog Caçadores de Bibliotecas está completando 15 anos😊.
Fotos: Peter Janzon
Comentários
Postar um comentário