BIBLIOTECAS VISITADAS EM BARCELONA: NOVEMBRO, DE 2024


Não tive tempo de postar sobre as bibliotecas que visitei entre os meses de novembro e dezembro de 2024, tampouco sobre os meses de janeiro e fevereiro de 2025, pois estava envolvida em outras atividades, contudo como esse blog é sempre objeto de motivação, retorno contando sobre esses 4 meses, onde tive oportunidade de ver muitas bibliotecas.

Para tal, vou realizar 4 posts para recuperar esse tempo e começo contando sobre o mês de novembro de 2024, período em que estive realizando um trabalho online que me demandou muito tempo e que mesmo comprometida, começamos Peter e eu uma longa viagem de travessia da Europa para o Brasil (de cruzeiro), passando por cidades como Barcelona, Sitges, Cadiz, Ilhas Canárias, Praia (Cabo Verde), além de Maceió, Salvador, Rio de Janeiro...e, ufaaa...Belo Horizonte. 

Nesse primeiro post, apresento o que vivi nas cidades de Barcelona e Sitges onde pude rever a Biblioteca Popular Santiago Rusiñol, de Sitges, bem como em Barcelona, pude conhecer as Biblioteca de Arús, Biblioteca General da Universidade Pompeu Fabra e a Biblioteca Gabriel García Marquéz. 

As visitas a cada uma dessas bibliotecas foram especiais pela oportunidade de encontrar pessoas queridas, como a Bibliotecária brasileira Taciana Feijó e seu esposo Juan e o reencontro com a Ana Álvares, amiga de que conheci no período em que vivi em Salamanca e que sempre me recebeu com muita atenção. 


BIBLIOTECA POPULAR SANTIAGO RUSIÑOL (Sitges)

 

Sitges é uma cidade, distante cerca de 35 quilômetros ao sul de Barcelona. A cidade possui belas praias, edifícios antigos, imponente igreja e uma biblioteca localizada em área muito privilegiada. Já havia conhecido a cidade em outras oportunidades, mas dessa vez além de rever a biblioteca pública, pude inclusive usar o espaço para o trabalho que estava realizando de forma remota.

Se chama oficialmente Biblioteca Popular Santiago Rusiñol e está instalada em um edifício lindo. Tenho guardado boas memórias pelas visitas realizadas anteriormente, sejam por visitas guiadas, pelas oportunidades de uso, o vislumbre da beleza arquitetônica e por termos sido sempre muito bem recebidos no espaço.

Dessa vez, inclusive ganhei uma carteirinha de utilizadora da Biblioteca, com o nome Cazadores de Bibliotecas (para minha coleção), fiquei muito contente 😊.

 

Deixo aqui essas imagens de áreas que gosto muito da Biblioteca Pública de Sitges, fiz alguns vídeos, mas ainda não tive tempo de postar 😉


A Biblioteca ocupa um amplo casarão com arquitetura maravilhosa. Gosto especialmente de algumas áreas com terraços ajardinados e dos azulejos decorados.


Os pisos dessa Biblioteca me encantam!


Sempre me encantam os setores infantis das boas bibliotecas e o setor infantil da Biblioteca Popular Santiago Rusiñol é agradável e guarda amplo acervo de livros. Um dos elementos que chama a atenção é a presença de um dragão leitor que se destaca como mascote do espaço.


Dessa vez, foram 3 dias visitando e fazendo uso da Biblioteca Popular Santiago Rusiñol, confesso que foi um lugar que me fez sentir em casa!

***

Em Barcelona passei apenas um dia, mas foi um dia incrível, pois tive a oportunidade conhecer 3 bibliotecas espetaculares e o mais bacana foi fazer duas dessas visitas com a Bibliotecária brasileira Taciana Feijó e seu esposo Juan. Fomos primeiramente a deslumbrante Biblioteca de Arús! As imagens aqui postadas não dão conta de demonstrar o quanto o local é belíssimo e especial. 


BIBLIOTECA ARÚS (Barcelona)



A imagem acima apresenta o portão de entrada da Biblioteca de Arús! Fiquei com a impressão de que muitos que passam diante da fachada, talvez não façam ideia da preciosidade que está guardada nessa edificação. 


A Biblioteca de Arús foi fundada em 1895, possui acervo especializado em temas, como: Maçonaria, movimento operário, anarquismo e ao universo de Sherlock Holmes. O espaço funciona como uma biblioteca especializada, mas com caráter público e faz parte da Rede de Bibliotecas de Barcelona. 



Foi muito especial viver essa experiência com a Bibliotecária Taciana e Juan, ambos também tem muito interesse por bibliotecas e cultura, fator que nos levou a seguirmos para conhecer outra joia: a Biblioteca General da Universidade Pompeu Fabra. 

***

BIBLIOTECA GENERAL DA UNIVERSIDADE POMPEU FABRA (Barcelona)

Com impressionante amplitude arquitetônica, observe que o local parece possuir aura capaz de nos transportar para a ideia de um ambiente espiritual, contudo o edifício da Biblioteca General da Universidade Pompeu Fabra, serviu no passado como depósito de águas da cidade. 


É uma Biblioteca enorme, onde além de dispor de áreas modernas, se destaca nas listas de belas bibliotecas da cidade por sua arquitetura. Seus diversos arcos medem cerca da 14 metros de altura e possui outros tantos detalhes. 

Não pude deixar de imaginar que privilégio poder dispor de um local assim para estudar (observe a foto abaixo). Boa vista, uma mesa, duas cadeiras. Isolamento. Ambiente perfeito. 


Barcelona é um museu à céu aberto e fiquei muito feliz por ter recebido enorme atenção de Taciana e Juan, inclusive me levaram a um restaurante brasileiro. Ambos queriam me apresentar além de Bibliotecas, um pouco mais das belezas da cidade e eu claro, aproveitei e fiquei muito grata. De fato esse dia ficará marcado nas minhas memórias!


Na parte da tarde, Taciana e Juan  me levaram ao metrô e me orientaram como chegar a Biblioteca Gabriel García Márquez que está localizada próximo a saída da linha Sant Martí (L2). 

Cheguei certinho!!!

***

BIBLIOTECA GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ


É muito bom quando conseguimos realizar sonhos e eu tinha o sonho de conhecer a Biblioteca Gabriel García Márquez, pois, inaugurada em 2022, havia se tornado referência em termos arquitetônicos, tendo inclusive sido premiada em 2023 como a Melhor Biblioteca Pública do Mundo, pela Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas (IFLA) .



No dia em que a Biblioteca foi inaugurada em 2022, minha amiga Ana Álvares estava presente e me mandou imagens do espaço e informações sobre o que estava acontecendo naquele momento, foi desde esse momento que surgiu o desejo de conhecer o espaço e claro, imaginava que seria especial se fosse com Ana (que mora em Barcelona).

Ao planejar um dia visitando Barcelona, combinei com Ana de encontrar depois de seu trabalho e o local, claro foi a Biblioteca Gabriel García Márquez. Tendo chegado cedo, pude desfrutar dos amplos espaços para ler um pouco, apreciar, fotografar, descansar. 

 

Com aproximadamente 4.000 m² a Biblioteca fascina, pois além de prestar homenagem a Gabriel García Márquez (ganhador do Nobel de Literatura em 1982), oferece confortável e belo espaço possível de abrigar muitos interessados em dispor do ambiente. 


Na fachada da Biblioteca há em grande destaque a frase de García Marquéz " La vida no es la que uno vivió, sino la que recuerda y cómo la recuerda para contarla. Vivir para contarla".

Tenho seguido essa ideia, tenho seguido contando o que vi e vivi!!!


Sempre que visito uma biblioteca tento me imaginar como deve ser desfrutar do lugar como moradora da cidade e essa Biblioteca abre muitas possibilidades... ainda que goste muito de lugares com vistas, dentre tantos espaços me senti atraída por um desses espaços cortinados. Quem mais gostaria de estudar em um lugar assim?



Desde que a Biblioteca Gabriel García Márquez foi inaugurada vi muitas imagens publicadas em sites sobre sua funcionalidade e beleza arquitetônica e lembro que me fascinou a ideia de uma rede disponível para uso. E lá estava ela, em 2024, ainda em uso! 

Uma alegria encontrar esse elemento, confesso que até posei na rede. Postei foto desse momento no perfil @cazadoresdebibliotecas, do Instagram. 

Encerro esse post com foto junto a minha amiga Ana, que é uma pessoa que admiro e que me causa sempre o sentimento de gratidão por ter sido minha primeira amizade em Salamanca. Ana tão jovem e de área de atuação diferente é dessas amizades que transcende o tempo.

Foi mesmo um dia feliz essa experiência em Barcelona, só agradeço!!!



Fotos: Soraia Magalhães

***

Comentários

  1. Incríveis bibliotecas! Cada uma com sua história.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata Emerson Garcia, são mesmo cheias de histórias!!!

      Excluir
  2. Amo visitar esses lugares Emerson Garcia!

    ResponderExcluir

Postar um comentário