O mês de agosto passou muito bem e veio com a oportunidade de conhecer Gotland, a maior ilha da Suécia, localizada no Mar Báltico, região das mais bonitas que conheci nesse país.
E dentre tantas belezas não posso deixar de destacar a Ilha de Fårö, que é de fato deslumbrante em termos de belezas naturais e em especial suas formações rochosas.
Fårö não possui uma biblioteca pública, mas dispõe de um Museu Histórico e um espaço chamado de Bergmancenter, que destaca a presença do cineasta Ingmar Bergman que viveu e trabalhou na ilha de Fårö por mais de 40 anos. No local há uma biblioteca especializada!
Abaixo, as fachadas dos espaços que visitamos por ordem: Bergmancenter, Biblioteca Pública de Fårösund, Biblioteca Pública de Visby e Biblioteca do Museu de Gotland.
Dentre as experiências mais bacanas realizadas em Gotland, o destaque foi a Biblioteca Pública de Fårösund, pois estava fechada por férias de verão, mas as pessoas que possuem o cartão da Biblioteca, tem acesso e podem utilizar o local e entre outras coisas fazer empréstimos e devolver livros. Entramos na Biblioteca graças a gentileza de Mônica, irmã do Peter!
No total foram 10 Bibliotecas visitadas em agosto de 2024 ! Como não terei tempo para descrever cada biblioteca, deixo apenas esse registro!
Desde que cheguei a Estocolmo comecei a revisitar as bibliotecas do Sistema de Bibliotecas Públicas de Estocolmo e foram essas as bibliotecas vistas em agosto: Kulturhuset (tem foco em literatura, música, cinema e arte), Biblioteca Skärholmen, Biblioteca de Medborgarplatsen e Biblioteca Farsta.
Como esse mês tivemos tempo, Peter e eu visitamos duas outras localidades dos arredores de Estocolmo (Vega e Norrtälje) e assim conhecemos a Biblioteca de Vega, que possui a função de biblioteca escolar e pública e está instalada em amplo edifício que oferece serviços educacionais, culturais e desportivos. O espaço da Biblioteca é uma graça! Observe essa mesa com um globo terrestre no centro.
Quanto a Norrtälje, em outras oportunidades já havíamos visitado a cidade, que é especial por sua beleza e por estar cercada de águas. A Biblioteca também é uma graça e está posicionada em local muito acessível.
Como venho do Amazonas (Brasil), sempre que vejo decoração de bibliotecas que remetem a lembrança de rios (observe o expositor de livros em forma de barco), penso o quanto as bibliotecas públicas das pequenas cidades amazonenses poderiam ser melhor decoradas e revitalizadas fazendo uso inclusive de elementos referentes a canoas, florestas e animais para produzir com encantamento suas decorações.
As imagens que abrem esse post me apresentam com cartões de bibliotecas. Eu tenho uma pequena coleção de cartões desse tipo, pois sempre que posso, peço aos bibliotecários como forma de souvenir.
Nesse mês, ganhei o cartão da Biblioteca Pública de Visby e também da Biblioteca de Norrtälje! O cartão da Biblioteca de Fårösund, era da irmã de Peter, pedi apenas para fazer uma foto!
Pronto! Foi um mês de agosto muito bonito!
Fotos: Soraia Magalhães e Peter Janzon
Parabéns, Amiga. Feliz por ti!
ResponderExcluir