Bibliotecas em Estocolmo, junho 2024

Me comprometi a todos os meses desse ano, fazer ao menos um post apresentando um resumo sobre as bibliotecas que visitei e cá estou para cumprir.

Junho foi um mês muito intenso, estava realizando uma reforma em meu apartamento e tinha muito pouco tempo para sair de casa, mas havia também minha viagem a Suécia e sabia que assim poderia viver muitas experiências com bibliotecas e assim de fato tem sido.

Saí de Manaus no dia 18 de junho e no dia 20 de junho tive a oportunidade de ver mais uma vez a linda Biblioteca Pública de Estocolmo, que estaria aberta apenas nesse último dia, pois permanecerá fechada para reformas até o outono de 2027.

Sempre me emociono ao entrar em uma biblioteca linda e confesso que a Biblioteca Pública de Estocolmo está em minha lista das favoritas e talvez por isso,  dessa vez, sentia que precisava prestar ainda mais atenção em seus detalhes, pois passará bastante tempo inacessível.

No dia em que realizei a visita muitas pessoas também percorriam o espaço, fotografando, observando. Também haviam em outros salões pessoas estudando, apenas o setor infantil já não havia mais movimento.

Fiz um vídeo para guardar nas memórias a estada nesse espaço antes da reforma, confira aqui:

Desde que cheguei a Estocolmo, já percorri muitos lugares e claro, as bibliotecas são sempre o meu principal objetivo em visitas, por isso vi pelo lado de fora a Biblioteca Pública de Vaxholm! Era Midsommar, uma das principais festas suecas e claro que a Biblioteca estava fechada para a celebração.

Por esses dias tive o prazer de encontrar a amiga Silvana Revollar, que conheci em Salamanca e por quem tenho enorme gratidão e carinho. Silvana veio a Estocolmo para um congresso e nos momentos em que estava de folga visitamos o espaço da Casa da Cultura (Kulturhuset) e demos uma passada diante do icônico prédio da Biblioteca Pública!

Peter e eu gostamos muito de passeios de barco e em um desses dias visitamos a cidade de Ekerö, e claro, também sua biblioteca pública!

Por fim, visitamos a Biblioteca (Kungsholmens Bibliotek), que reúne atualmente os livros da extinta Biblioteca Internacional (Internationella). Já tenho de novo o cartão para utilização dos serviços do Sistema de Bibliotecas Públicas de Estocolmo!

O mês passou voando e não tive tempo para publicar muito, contudo pretendo contar minhas aventuras, pois estarei na Suécia até o final do ano.

Fotos: Soraia Magalhães e Peter Janzon