PLANALTINA (DF) E A BIBLIOTECA ESCOLAR COMUNITARIA MONTEIRO LOBATO

Planaltina está localizada a cerca de 38 km de distância de Brasília (Plano Piloto), sendo considerada a cidade mais antiga do Distrito Federal. Consta que a cidade tem como marco de fundação a data de 19 de agosto de 1859 (Conforme Lei nº 03, da Assembleia Provincial de Goiás), esse ano de 2024, portanto completa 165 anos.

Com o objetivo de conhecer seu casario antigo e preservado, além de saber sobre a existência de uma biblioteca pública, Peter e eu visitamos a cidade no dia 02 de fevereiro de 2024, em uma viagem de van que durou cerca de 45 minutos.

O pequeno centro histórico de Planaltina lembra muito as cidades mineiras, com casas centenárias, ampla praça, árvores, tranquilidade. Em um dos mais belos casarões foi implantado o Museu Histórico e Artístico de Planaltina, que conta a história da cidade e os marcos do processo de mudança da capital do Brasil para essa região. Foi uma pena que no dia em que realizava a visita o Museu estava fechado.

Ainda no centro histórico me chamou a atenção a presença de uma placa em uma das antigas edificações, sobre a existência de uma biblioteca, contudo, parece que não estava em atividade. Teria sido nessa casa que funcionou outrora a Biblioteca Pública de Planaltina?

Buscando informações sobre a biblioteca pública da cidade, no Google Maps, constava que existia, inclusive apresentava o endereço, horário de atendimento, mas abordando as pessoas pelas ruas da cidade, todas indicavam endereço diferente do Google Maps. Seguindo as orientações dos moradores, porém, chegamos a Biblioteca Escolar Comunitária Monteiro Lobato. Observem que o espaço tem mesmo característica de um edifício escolar.

Foi um prazer chegar ao local e reconhecer que poderia ser mesmo uma biblioteca aberta a todas as pessoas. Na área externa, grafites alusivos as práticas leitoras apresentavam belas ilustrações.

A Biblioteca está em atividade desde os anos 70, aberta a toda a população, inclusive abriga a pequena Biblioteca da Academia Planaltinense de Letras, Artes e Ciências (APLAC).

Apesar de não haver muitos utilizadores no horário em que fizemos a visita, por volta das 14 horas, foi relevante observar que o espaço possuía amplo acervo, realizava empréstimos domiciliares e oferecia várias ações culturais.

Na oportunidade conversei com o escritor Joésio Menezes, que além de apresentar informações sobre a APLAC e sobre seu trabalho, registrou sua indignação sobre o fato da biblioteca pública ter sido fechada.

O espaço da Biblioteca é amplo, havia até um jardinzinho na área envidraçada que ajudava a promover iluminação do ambiente. Mas o mobiliário é antigo! Essas estantes cinza sempre deixam os espaços menos vibrantes.

Logo na entrada um painel destacava a frase "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original", de Albert Einstein!

Fomos muito bem recebidos na Biblioteca Escolar Comunitária Monteiro Lobato e na imagem abaixo deixo o registro do encontro com a Professora Karla Ribeiro, responsável pelo espaço que foi de uma simpatia enorme.

Planaltina foi uma agradável surpresa, Peter e eu gostamos muito. Esperamos porém que logo a Biblioteca Pública de Planaltina seja reativada e que possa juntar forças para que mais escritores, leitores e a população em geral disponham de bons espaços para a cultura leitora nessa cidade, que além dos pontos históricos, possui muitos atrativos turísticos.

Fotos: Soraia Magalhães e Peter Janzon