BIBLIOTECAS VISITADAS EM BRASÍLIA: TAGUATINGA, CEILÂNDIA

 

Para o ano de 2024, me programei para realizar posts de forma coletiva, pois as frequências nos últimos anos não foram tão precisas (ainda que tenha realizado várias visitas). Para cumprir essa meta apresento a Biblioteca Pública de Taguatinga (Biblioteca Pública Machado de Assis) e a Biblioteca Pública de Ceilândia (Biblioteca Pública Carlos Drummond de Andrade). Ambas visitadas em janeiro de 2024!

BIBLIOTECA PÚBLICA DE TAGUATINGA


Taguatinga é uma região administrativa do Distrito Federal e concentra população formada por mais de 200 mil habitantes. A cidade conta com espaço cultural que reúne além da Biblioteca Pública, outros ambientes culturais:  um Teatro, uma Biblioteca Braille e a Academia Taguatinguense de Letras. 

A Biblioteca Pública de Taguatinga presta homenagem ao escritor Machado de Assis. Sobre o local, fiz um pequeno

vídeo no Youtube que favorece conhecer de maneira mais dinâmica o espaço. 

Já havia visitado essa Biblioteca em 2013 e contei aqui no blog minhas impressões. Confesso que naquele período achei muito impressionante a quantidade de pessoas utilizando o grande salão de leitura para estudos, confira aqui nesse link


A visita à Biblioteca Pública de Taguatinga nesse ano de 2024, ocorreu no período da tarde, por volta das 15 horas e diferente da visita anterior, nesse dia haviam poucas pessoas fazendo uso do salão de leitura.


O espaço da Biblioteca é bastante iluminado e quanto a decoração, gosto muito da parede em amarelo que contribuiu para gerar um ambiente mais lúdico e agradável. 



Nas diversas visitas do Blog Caçadores de Bibliotecas aqui no Brasil, Peter, meu querido companheiro geralmente busca a Coleção dos Prêmios Nobel de Literatura, e, em especial a edição número 9, a qual traz a escritora Selma Lagerlöf, primeira mulher a ganhar o Nobel de Literatura, em 1909. 


O livro, que apresento na imagem, De Saga em Saga, reúne vários contos belíssimos de Selma Lagerlöf, escritora que hoje considero uma de minhas favoritas. Recomendo a leitura!

Fomos muito bem recebidos pela professora Carolina, que atua no espaço e que, além de nos auxiliar na localização do livro, também nos permitiu percorrer, fotografar e desfrutar do ambiente. Carolina foi a autora da foto acima, onde nos apresenta contentes por ter encontrado a obra de Selma. 


A Biblioteca possui muitos livros infantis, deixo aqui esse registro do espaço dedicado às crianças, que  aparenta ser pequeno, mas a Biblioteca, possui nas estantes outras obras infantis para consulta e empréstimos! 


Observei poucas mudanças do ponto de vista físico, se comparado com a visita realizada em 2013. 

A Biblioteca ainda não conta com profissional da área Biblioteconômica! 

UMA DICA: A Biblioteca está localizada em área privilegiada, muito próximo as saídas do metrô e  tem placa de identificação, deixo aqui seu endereço:


A Biblioteca Pública de Taguatinga está localizada na Rua Central
Taguatinga, Brasília - DF, 72115-015
Funciona de Segunda a sextas-feiras das 8h às 21h / Sábado 9h às 13h


*****


OUTRA DICA: bem pertinho está localizado o enorme Sebo (Casarão dos Livros). Vale a pena conferir.


****
BIBLIOTECA PÚBLICA DE CEILÂNDIA  




Ceilândia é também uma cidade da região administrativa do Distrito Federal, sendo considerada a mais populosa, com cerca de 350 mil habitantes. 

Quanto a visita à  Biblioteca Pública, ocorreu também no horário da tarde, por volta das 14 horas. A Biblioteca está localizada muito próximo a estação de metrô Ceilândia Norte, o espaço é fácil de ser identificado. Eu fiz um vídeo em meu canal do Youtube apresentando o espaço, confira aqui



Instalada em amplo edifício com dois andares, possui ambientes para atender diferentes públicos. Até um cachorrinho parecia muito bem recebido no local. 


O que mais me chamou a atenção foi a percepção de que muitas pessoas faziam uso do espaço. Alguns estudando para concursos, fazendo leituras diversas, selecionando livros para empréstimos, usando computadores. 


  
Fomos muito bem recebidos pela Professora Elis Campos (contadora de histórias) e também a Professora Sunomita, que nos apresentou os espaços e contou sobre a variedade de serviços que são realizados.

A Biblioteca possui, dentro de suas limitações espaços para atender diferentes públicos. No caso do público infantil, está inserido em uma área que parece uma pequena ilha. 




Também possui acervo com material voltado para o público que utiliza as linguagens em Libras!



No andar superior, a Biblioteca possui salas para estudos, uma inclusive com computadores com acesso a Internet. Gostei muito de uma salinha reservada para favorecer apoio às pessoas que passam horas estudando e que precisam de pausas para se alimentar. Trata-se do Café Drummond, onde se pode aquecer uma comida, tomar um café, beber um suco, uma água...


Dentre tantas coisas que observei no local, gostei em especial desse cartaz que provavelmente tem referência ao poema O Elefante, de Drummond, afinal a Biblioteca presta homenagem ao querido poeta. 


A Biblioteca está de parabéns pela inovação em vários serviços, inclusive tem realizado aulas de Yoga aos sábados, além de aulão de redação para estudantes com idades acima de 60 que vão concorrer às vagas do vestibular da Universidade de Brasília.

 
Me sinto sempre muito satisfeita por poder conhecer mais e mais bibliotecas e fico também feliz por ver que em alguns lugares as ações desenvolvidas por pessoas comprometidas podem reverberar e criar novas visões sobre o poder das bibliotecas públicas na sociedade. 


Fotos: Soraia Magalhães, Peter Janzon e Carolina

Comentários

  1. Sou do Distrito Federal e gostei bastante de conhecer essas bibliotecas tão bem construídas, decoradas e apresentadas. Obrigado pela informação.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE VERÃO do dia 03 de fevereiro à 06 de março, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Grata Emerson, tomara que mais pessoas possam usufruir desses ambientes, dos livros e dos serviços

    ResponderExcluir

Postar um comentário