CAÇADORES DE BIBLIOTECAS (LAYOUT)

Uma alegria poder anunciar a retomada das atividades do blog Caçadores de Bibliotecas com novo layout, tendo em vista que em agosto de 2022, ao tentar fazer uma atualização na página, perdi todas as marcas características, fator que me trouxe um quadro de desânimo na realização das pesquisas de campo e até dos posts, entre agosto daquele ano, até o momento. 

Como nem tudo é perda, de positivo na época, ocorreu a criação de um Canal no Youtube, elaborado como um braço desse trabalho, que espero dar mais ênfase a partir dessa nova etapa. 

A verdade é que eu adoro fazer o blog Caçadores de Bibliotecas e apesar de ter pago para uma pessoa reformular o layout, não obtive êxito e por isso, passado todo esse tempo, decidi eu mesma (por meio de tutoriais) reformular o ambiente, que creio, ficou bom.

O Caçadores de Bibliotecas é um blog que nasceu em 11 de abril de 2010, em Manaus, minha cidade natal, foi por meio desse suporte que relatei um pouco do que vi e experimentei em termos de viagens, visitas às bibliotecas, museus, espaços de cultura e ativismo bibliotecário. Aqui também estão contidas ações produzidas por colegas da Biblioteconomia, sejam por meio de posts em visitas realizadas às bibliotecas ou por meio de um quadro de entrevistas. 

CONTEXTUALIZAÇÃO - Nos primeiros meses do blog, não havia nenhuma imagem que marcasse de forma expressiva a sua existência, foi em dezembro de 2010 que ganhei do amigo Bernardo Bulcão essa ilustração que define  minha paixão pelas bibliotecas e pelas investigações. 


Observe nas imagens aqui contidas elementos da evolução do blog em termos de layout e identidade visual. Ainda bem que sempre gostei de guardar registros, feitos por meio de prints, como nesse caso, quando o Caçadores de Bibliotecas atingiu 100 seguidores. Também nessa imagem é possível perceber que além dos espaços de bibliotecas, vistos na forma física, escrevi e compartilhei informações sobre  outros elementos representativos desses ambientes, como o filme Ágora, que reflete sobre a Biblioteca de Alexandria. 


Quando o Caçadores de Bibliotecas completou 5 anos de atividades, resolvi fazer uma atualização no layout e também na estrutura da imagem, que perdurou até 2022, que consistia na ilustração da menina caçadora de bibliotecas com outras pessoas ao seu redor, elaborado em formato circular. 

Felizmente fiz outros prints de como estava o blog, nesse caso, as últimas imagens do layout anterior (2020), referem-se a Biblioteca pessoal do meu inesquecível Professor José Aldemir de Oliveira.  


Conforme se pode observar na reformulação do novo layout (2023) a imagem que ilustra o topo, consiste na retomada da primeira arte, criada pelo amigo Bernardo Bulcão, que soube representar muito bem minha paixão pelo filme Caçadores da Arca Perdida e pelas bibliotecas. 

Devo dizer que estou novamente motivada e tenho várias ideias para realizar em termos de atualizações, reutilizando posts publicados ou fazendo uso de informações sobre bibliotecas visitadas, mas que jamais foram apresentadas. 

Então é isso, convido a todas as pessoas que chegaram até aqui a navegarem nessas páginas e se possível, apoiarem esse projeto. 

Ainda que sejam relevantes os avanços das redes sociais em termos de comunicação, continuo acreditando no valor dos blogs, pois sendo uma ferramenta, que pode ser gratuita, favorece a oportunidade para criação de conteúdos que ficam como marcos de memória de uma pessoa, uma organização, uma biblioteca.

Imagens: Arquivo pessoal de Soraia Magalhães

Comentários