BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MANAUS - REINAUGURADA

 

Hoje deveria ser um dia muito importante para a cidade de Manaus, pois está sendo reinaugurada a Biblioteca Pública Municipal João Bosco Pantoja Evangelista.  

Para quem segue a trajetória desse blog sabe que desde que o espaço foi fechado para reformas em 2011, venho acompanhando e lutando para dar voz quanto ao esquecimento que o poder público propagou nesse lugar.

Por hora, porém, o momento é de festejar e para tal se faz necessário dar créditos aos envolvidos, dos quais à Bibliotecária Silene Lima que com equipe restrita dedicou fortemente na organização e ajustes dos materiais nas dependências desse espaço.
 

À Bibliotecária Silene, externo gratidão pela atenção dispensada a mim e a Gisella Vieira Braga, do Blog  Manaus de Antigamente, no dia 23 de dezembro de 2020, quando realizamos  uma visita guiada. O momento repercutiu para mim, que visitava Manaus, como um presente de Natal. 


Essas imagens, foram feitas durante à visita guiada e oferecem uma visão de como estava o espaço após a reforma. 


É importante deixar claro que a Prefeitura investiu na reforma física do edifício, falta agora investir em recursos humanos, equipamentos, acervos e serviços. 


A Biblioteca Municipal de Manaus, presta homenagem a João Bosco Pantoja Evangelista, que entre outras coisas, foi escritor, poeta e um dos fundadores do Clube da Madrugada.  


Escrevo breve, gostaria de poder dedicar mais tempo para tratar desse espaço, pois é muito importante para a cidade de Manaus e foi relevante demais em minha formação, porém tenho pouco tempo. 

Aproveito o momento para desejar que a Prefeitura aproveite o espaço para viabilizar projetos que possam marcar novas gerações no campo do incentivo à leitura e a cultura no geral.

Desde janeiro de 2021 tenho buscado informações sobre quem responde atualmente pela gerência das bibliotecas da Prefeitura de Manaus, alguém pode me dizer?

Fotos: Soraia Magalhães e Gisella Vieira Braga


Comentários