CARTAZ DE BIBLIOTECA - DIREITOS DO LEITOR, POR DANIEL PENNAC


Das andanças por bibliotecas,  entre tantas coisas, sempre me encantam os cartazes, pois instigam pensar um pouco do que os profissionais que atuam nesses espaços, objetivam passar sobre os aspectos que compõe uma biblioteca e sobre os direitos de ali ser e estar. 

Esse pequeno cartaz apresenta visão sobre liberdade leitora, por meio dos Dez Direitos do Leitor, escrito por Daniel Pennac. Gosto muito desse trabalho e por isso aproveito também para deixar registrada aqui essa lista: 

Direito n° 1: O direito de não ler

Direito n° 2: O direito de saltar páginas

Direito n° 3: O direito de não acabar um livro

Direito n° 4: O direito de reler

Direito n° 5: O direito de ler não importa o quê

Direito n° 6: O direito de confundir um livro com a vida real

Direito n° 7: O direito de ler em qualquer lugar

Direito n° 8: O direito de ler trechos soltos

Direito n° 9: O direito de ler em voz alta

Direito n° 10: O direito de não falar do que leu.

---------

O cartaz foi fotografado na Biblioteca Municipal Antônio Cartaxo da Fonseca, em Tomar, Portugal, foi uma pena que no dia em que realizei a visita, a Biblioteca estava fechada, mas era sábado e no horário da tarde. O bom foi que deu para fotografar a Biblioteca pelo lado de fora. 

Posterior a esse episódio, ao contar para a colega Érica Santos, sobre a visita que não pude realizar, ela então visitou a Biblioteca e me mandou várias imagens internas, das quais esse pequeno cartaz. 

As ilustrações do cartaz, foram feitas por um dos artistas que mais aprecio: Quentin Blake, que ilustrou entre tantos, o livro 'El Secuestro de la Bibliotecaria'.

Foto: Érica Santos

Comentários

  1. Gostei muito da pagina de vocês, tem várias ideias interessantes

    ResponderExcluir
  2. Sandra, grata por seu comentário. Há outros cartazes de bibliotecas, em vários países. Gostamos muito de fotografar materiais como esses. Venha sempre. Forte abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário