EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA ONLINE 770

 

O projeto Exposição Fotográfica Online 770 é uma ação que visa gerar  visibilidade aos trabalhos fotográficos de vários colegas da Biblioteconomia Brasileira. 

Iniciado em 8 de janeiro de 2021, consiste em uma iniciativa do @biblioartistas, idealizado pela Bibliotecária Solange Santana @solangesantana_poeta que tem instigado várias manifestações culturais no ambiente do livro, das artes, das imagens. Para ver minhas fotos acesse aqui

E o mês de janeiro apresentou os trabalhos de:

Marcele Souto @marcelesouto
Vicente Costa @vicentecostaphotos
André Ynada @andreynada
Jordana Matos @bibliotecadajordana
Claudia Stocker @stockerclaudiabiblio
Monick Gomes @lotusphotografia
José Maria Junior @josejunior_fotografia

Sobre o nome da Exposição? O numeral 770 é uma referência à FOTOGRAFIA na Classificação Decimal de Dewey (CDD). Bibliotecárias e Bibliotecários reconhecerão 😀😅

Sabendo do meu interesse pela fotografia, Solange me convidou para expor no projeto e eu só posso dizer que fiquei contente por poder apresentar algo que foge um pouco das muitas imagens que realizo em torno de bibliotecas. 

Na série, apresento uma coleção de imagens inspiradas na leitura do livro "O rio comanda a vida: uma interpretação da Amazônia", de Leandro Tocantins.

Todas as fotos tem relação direta com os rios e foram realizadas durante viagens pelos rios Negro, Solimões e Amazonas entre os anos de 2012 e 2017, enquanto investigava as condições de bibliotecas públicas em 32 cidades amazonenses. Dessa aventura, não posso deixar de referendar meu grande escudeiro Peter Janzon.

Para a exposição selecionei 09 imagens, contudo são mais de 40 que um dia sonho poder levar para bibliotecas em exposições físicas. Esse material faz parte de elementos contidos em meus estudos doutorais que estou em vias de finalizar. 

Eu penso que cada uma dessas imagens podem instigar muitas leituras. 

Deixo aqui parte de minha apresentação inserida na capa da Exposição Fotográfica Online 770. 


Deixo mais uma vez meus agradecimentos à Solange Santana e parabenizo pelo projeto BibliotecáriXs Artistas, além de outros projetos que tem realizado na área cultural envolvendo a turma biblioteconômica.

Siga a página @exposicao770 no Instagram 

Comentários

  1. Os rios são os nossos caminhos,que bom ver as imagens dos caminhos percorridos durante a sua pesquisa.

    ResponderExcluir
  2. Os rios foram parte das experiências mais marcantes de minha vida.

    ResponderExcluir
  3. Lindas fotos. Imagens que mostram sensibilidade e profunda observação. Adorei!

    ResponderExcluir

Postar um comentário