BOTERO, NO MUSEU INIMÁ DE PAULA EM BELO HORIZONTE

Belo Horizonte oferece várias opções de atividades culturais, sendo na área central da cidade que estão reunidos o maior número de espaços. O Museu Inimá de Paula é um deles e está localizado na icônica Rua da Bahia.

Estou fora de Belo Horizonte, faz alguns dias, contudo apesar de priorizar o lugar aonde estou no momento optei por finalizar informação sobre a bela mostra que está em cartaz no Museu Inimá de Paula, com obras do artista colombiano Fernando Botero.

Botero é um artista colombiano nascido em Medellín, em 19 de Abril de 1932 que apresenta um traço absolutamente inconfundível. A primeira vez que tive a oportunidade de conhecer seu trabalho foi em 2010, quando visitei o Museu Botero, em uma viagem a Bogotá.

A mostra em cartaz reúne uma seleção de 14 peças que vão desde desenhos, esculturas e pinturas. As formas avantajadas estão ali para serem apreciadas e conforme apontado no site do Museu Inimá de Paula:
Botero inventa seu universo artístico ao desafiar as regras da natureza resignificando os padrões de beleza, e estabelece, com esta prática, sua própria ordem e razão. O volume representa dimensão, solidez e magnitude e dá aos objetos, paisagens e personagens retratados a capacidade de se imporem no espaço.
A exposição que homenageia os 84 anos de vida de Botero, está aberta ao público em Belo Horizonte desde agosto e vai até 15 de Novembro de 2016.

Realizei essa visita junto com a querida Dani Spudeit, Bibliotecária que exatamente nesse dia completava aniversário.

Participávamos do X EDICIC, Encontro da Associação de Educação e Pesquisa em Ciência da Informação da Ibero-América e Caribe, evento que aconteceu nos dias 21 a 23 de setembro de 2016, na UFMG. Foi um dia especial pois entre outras coisas no intervalo do almoço visitamos esse bonito Museu e sua exposição em cartaz!

A entrada ao Museu Inimá de Paula é gratuita!

Fotos: Soraia Magalhães e Dani Spudeit