LENDO EM PORTUGUÊS NA CASA DE LAS CONCHAS

Que sou apaixonada pela Biblioteca Pública Casa de las Conchas, em Salamanca está explícito em vários posts apresentados nesse blog, por isso, não poderia deixar de expressar aqui o contentamento em fazer parte de uma atividade cultural realizada no Festival Internacional de las Artes de Castilla y León (Fàcyl).

Em meio a ampla programação que envolve muita música, também ocorrem outras ações, dentre as quais as Intensidades Poéticas. FÀCYL 15º. É especificamente sobre esse momento que se refere esse post. Nomeado de "Lecturas Cosmopolitas", nativos de vários países e personalidades locais, leram em voz alta narrativas poéticas no pátio interior da Casa de las Conchas no dia 30 de maio de 2019, às 18:30.

Além dos textos individuais, uma das dinâmicas consistia em uma leitura conjunta, que trazendo conteúdos com os mesmos significados, propiciaram criar uma alegoria referente a passagem bíblica quanto a ruptura da comunicação entre os povos - Babel.

Tenho escrito no âmbito de meus estudos realizados no Programa de Doutorado em Salamanca sobre o tema das minorias linguísticas, talvez por isso, esse momento me tocou de uma maneira muito especial. Enfim, reproduzo para guardar nas minhas memórias a parte que me coube à leitura: essa beleza em forma de poema criada por Florbela Espanca,

Ser Poeta
Ser Poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!

É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma e sangue e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda gente!

Foi emocionante ler em Português, ler Florbela Espanca, ler na Casa de Las Conchas. Foi especial escutar os demais participantes expressarem-se em suas próprias línguas. Uma atividade simples, pensada, fácil de executar. Te agradeço Nona, a ação para mim repercutiu como uma aula. Grata pelo convite!