BIBLIOTECAS PÚBLICAS EM CIDADES DO AMAZONAS


Pouco falo sobre o estudo que realizo na Universidade de Salamanca, na Espanha, ao qual espero breve finalizar. Meu trabalho, visa entre outras coisas analisar a atuação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas no Amazonas e apresentar a visão que o amazonense atribui aos espaços de bibliotecas. 

Ontem, 29 de abril de 2019, postei informação sobre um artigo que escrevi e que foi publicado na Revista Perspectiva em Ciência da Informação, da Universidade Federal de Minas Gerais, intitulado Bibliotecas públicas em cidades médias do estado do Amazonas, Brasil

Claro, não poderia deixar de manifestar a alegria pelo feito, ao qual compartilho aqui parte do resumo do trabalho:
Consiste no resultado de estudo diagnóstico sobre bibliotecas públicas realizado nos municípios de Coari, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Tabatinga e Tefé, localizados no estado do Amazonas, Brasil. Apresenta dados de pesquisas de campo desenvolvidas entre os anos de 2012, 2013, 2014, 2016 e 2017 que objetivavam analisar as instalações físicas, bem como serviços, frequência de usuários, atuação profissional e entre outras coisas, o nível de interação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Amazonas com os municípios.
Ao decidir postar em rede social informações sobre o artigo, organizei em imagens as bibliotecas dos municípios que fazem parte das análises e a recepção das pessoas foi bacana, agradeço a todos, contudo me surpreendeu não ter havido qualquer reação sob o fato de inexistência de biblioteca em um município (TABATINGA), bem como sobre o amontoado de livros e/ou apenas estantes e livros (Coari), além de outros elementos que as imagens podem suscitar. 


Recomendo a leitura do artigo, onde além de apresentar imagens, reflete sobre a importância desses espaços para as cidades e no caso específico constata a inexistência de ações advindas do Sistema Estadual de Bibliotecas do Amazonas para o fortalecimento desse segmento cultural no estado. Os números em termos de usuários que utilizam os poucos serviços disponíveis surpreendem.

No momento em que o Brasil vive as angustias promovidas pelo governo de um insano, eleito por milhares de pessoas alienadas e que seguem manipuladas fortalecendo uma estrutura que as oprime, pensar o fortalecimento das bibliotecas públicas é uma necessidade.  

* Os 6 municípios apresentados no estudo são considerados, com base em alguns critérios os mais representativas do estado, depois da capital Manaus.  

Comentários