GAMLA STAN - CENTRO HISTÓRICO - ESTOCOLMO - SUÉCIA

Há uma seção neste blog que chamo de Museus a céu aberto, onde estão concentrados lugares cheios de história e beleza. Por esse motivo, optei fazer esse post contando sobre Gamla Stan (Old Town), localizado na área mais antiga de Estocolmo, na Suécia, com imagens que falam por si, por seu casario bem preservado, ruas calçadas com paralelepípedos e arquitetura medieval.

Pode-se dizer que o coração de Gamla Stan está relacionado a Stortorget, a praça mais antiga de Estocolmo, lugar charmoso, com seus edifícios, museus, lojas, restaurantes e bares.

Em Gamla Stan, entre tantos lugares é possível visitar o Palácio Real (Kungliga Slottet). Construído em estilo barroco, a edificação possui mais de 600 quartos e dispõe de pelo menos três espaços museológicos.

Uma atração muito interessante (e de graça) acontece todos os dias na frente do Palácio Real quando os soldados com toda pompa, inclusive acompanhados por banda de música, marcham e trotam seus cavalos durante  a troca da guarda. Muitos turistas se reúnem para assistir esta atividade.

Está localizada em Gamla Stan a Catedral Nacional da Suécia (Storkyrkan), vale a pena conferir pois é a mais antiga igreja de Estocolmo. Data de 1279.

Merece destaque a Biblioteca do Parlamento Sueco, já comentada em outra oportunidade neste blog. Foi fundada em 1851 sob o nome de "Os Arquivos Parlamentares". Instalada em um edifício belíssimo, possui acervo voltado para as áreas de Ciências Sociais e Direito.

Entre os museus, o destaque fica por conta do Nobel Museum, grande edifício que além de reunir uma série de curiosidades sobre as personalidades ganhadoras dos Prêmios Nobel, possui dois espaços de bibliotecas, os quais comentarei em outras oportunidades.

Os suecos parecem gostar de estátuas e esculturas pois elas estão presentes em vários espaços públicos. Em Gamla Stan, se pode apreciar a estátua de Evert Taube, artista que tinha grande interesse pela música da América Latina.

Em uma caminhada pela cidade velha de Estocolmo o turista pode se surpreender com estreitas ruas ou becos medievais, são concorridos alguns lugares para os registros fotográficos.

Destes becos, o mais famoso possui apenas 90 centímetros de largura. O lugar se chama Mårten Trotzigs Gränd, nome do vendedor alemão que se mudou para a Suécia no ano de 1581 e comprou as casas ao longo do beco que levam seu nome (entre os anos 1597-1599).

Gamla Stan é um museu a céu aberto. Estocolmo nasceu neste lugar em 1252...há muito para ver, aprender e se encantar.

Fotos: Peter Janzon