II ENALE – ENCONTRO NACIONAL DE LEITURAS EM HUMAITÁ - AMAZONAS

Acabo de retornar de Humaitá onde participei do II ENALE – ENCONTRO NACIONAL DE LEITURAS que nesta edição teve por tema "Literatura: vereda interdisciplinar e multicultural", no qual trouxe a proposta de discutir as relações da literatura com a educação e com outras áreas do saber.

A experiência gerou bons aprendizados e foi especial porque me permitiu apresentar duas comunicações técnicas de pesquisa que estou realizando com outros colegas: "Biblioteca Pública do Estado do Amazonas: fechamento que leva ao esquecimento", pesquisa realizada com Katty Anne Nunes e Sebastião Alves e o trabalho "Leitura e Ciência: o suplemento infantil `Amazonas faz ciência criança` da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas" este, em parceria com Cristiane Barbosa.

O evento contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e instigou debates por meio de palestras e minicursos com temáticas que enfocavam a relação leitura e literatura.

Participar do ENALE foi especial em todos os sentidos, a começar pelo fato de poder conhecer mais uma cidade amazônica e assim somar algumas bibliotecas para compartilhar, já que conheci a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro e mais duas bibliotecas universitárias (da UFAM e da UEA) e três bibliotecas escolares que aos poucos irei apresentando.

Essa viagem foi incrível e o que considerei mais marcante foi ter conhecido a maravilhosa família de Dona Aneci que recebeu a mim, minha irmã Iara, Ketty e Sebastião durante os três dias do evento com todo carinho e solidariedade.

Deixo para toda a família meus agradecimentos e mando um abraço todo especial para Dona Aneci, Laura, Letícia e Nícolas.

Fotos: Sebastião Alves