BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESPÍRITO SANTO

A Biblioteca Pública do Espírito Santo, funciona em amplo edifício localizado na Av. João Batista Parra, número 165 – Praia do Suá, em Vitória. Em fevereiro de 2022, tive a oportunidade de visitar o espaço, bem como conhecer as funcionárias Lara Espíndola, Débora Valle e Elane Ebinger, que nos receberam muito bem.

Instalada em edifício com dois pavimentos, consta no site da SECULT, que o local, possui 1.458,5m2. Com áreas bem distribuídas, no momento atual, em decorrência das fortes chuvas apresentava sérios problemas estruturais em várias salas e por conseguinte, necessidades de reformas.

A Biblioteca foi fundação em 16 de julho de 1855, mas desde 2004 foi oficialmente denominada Biblioteca Pública Estadual "Levy Cúrcio da Rocha".

Em termos estéticos, um dos elementos que mais me chamou atenção foi o amplo mural junto as escadas, onde apresentava o nome da Biblioteca na parede com representação de livros antigos.

As bibliotecas públicas estaduais, são geralmente as guardiãs das preciosidades bibliográficas nos estados, sendo exatamente assim que procede a Biblioteca Pública do Espírito Santo, pois reune obras de diversos autores capixabas, além de tantos outros autores de diferentes países e áreas do conhecimento. Consta que o acervo da Biblioteca está formado por aproximadamente 50 mil exemplares.

Faz algum tempo que meu companheiro Peter e eu, ao visitarmos uma biblioteca pública, buscamos saber se nos acervos, existem obras da escritora sueca Selma Lagerlöf (primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura), para nossa satisfação à Biblioteca Pública do Espírito Santo possuía "O livro das lendas".

Desde que conheci as obras de Selma Lagerlöf, tenho buscado ler todos os títulos que foram traduzidos para a língua portuguesa, suas obras me emocionam e encantam.

Gostei de várias áreas físicas da Biblioteca, mas destaco apenas o espaço reservado ao público infantil, que possui mobiliário colorido e lúdico, além da sala ser muito bem iluminada e nas estantes dispor de amplo acervo de literatura infantil.

Esse ano, na retomada por andanças em bibliotecas públicas pretendo doar exemplares de meu último livro infantil "Ai! Sou apenas um livrinho", por isso foi um prazer ter deixado um pedacinho de mim nessa Biblioteca que acolheu tão bem, a mim e a Peter Janzon.

Em vista da Pandemia provocada pela Covid-19, a Biblioteca Pública está abrindo ainda com restrições, mas os serviços de empréstimo de livros estão ocorrendo normalmente. De acordo com informações obtidas no site da SECULT, para visitas ao espaço:
Existem regras e recomendações: visita permitida somente usando máscara, uso de álcool e distanciamento, prezando pela não aglomeração de pessoas. A capacidade do espaço está direcionada a quatro pessoas, que poderão ser atendidas simultaneamente em cada setor. Os agendamentos podem ser feitos por e-mail bpes@secult.es.gov.br, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h.
É isso, deixo agradecimento especial às bibliotecárias e demais funcionários, em especial a Lara Espíndola pela gentileza em realizar um percorrido pelo espaço da Biblioteca, bem como pelo belo presente: marcador de páginas comemorativo dos 150 anos da Biblioteca. Vou guardar com todo carinho.

Fotos: Soraia Magalhães e Peter Janzon