CASA JIMÉNEZ DE LA GUARDIA - SAN JOSE

Encerro a seleção de comentários sobre espaços culturais na Costa Rica, de uma forma diferente, dessa vez contando sobre um sonho que alimentei ao constatar a inexistência de uma biblioteca pública em San José, capital do país.

Apesar de gostar de ter conhecido a Biblioteca Nacional, tenho especial predileção por bibliotecas públicas e me causou estranheza que uma cidade tão interessante como San José, não dispusesse de um espaço dessa natureza.

Aconteceu que, caminhando pelas ruas da área central, me deparei com um maravilhoso casarão conhecido por Casa Jiménez de la Guardia, que teve como marco de edificação, o ano de 1905.

O prédio, que possui excelente posição geográfica e apesar do grande valor histórico e arquitetônico, em 2011 se encontrava em estado de abandono, lastimável mesmo. Parei várias vezes para contemplá-lo. Um edifício em Art Nouveau, enorme, poderia ser restaurado e transformado em uma bela biblioteca. Fiquei imaginando que destino digno teria se passasse a ser habitado por pessoas ávidas por conhecimentos.

Algum tempo depois, soube que o prédio estava sendo restaurado (ver as imagens abaixo). Me armei de coragem e mandei um email para um dos dirigentes da Costa Rica sugerindo a criação de uma biblioteca pública no local. Pena que até hoje não recebi resposta.

Ficarei feliz se algum dia souber que o casarão foi transformado em espaço cultural. Quem sabe uma biblioteca e se não for nesse local, desejo que San José passe a ter também a sua biblioteca pública.

Bibliotecas públicas devem ser lugares onde a população pode usufruir de produtos e serviços nos mais diversificados suportes informacionais. Tudo deve ser pensando para atender de forma eficiente, adultos, jovens, crianças, pessoas com deficiências, estrangeiros, todos enfim.

PURA VIDA PARA AS BIBLIOTECAS PÚBLICAS!!!

Fotos: Peter Janzon